Pular para o conteúdo principal

Postagens

Japoneses vão investir em agricultura no Matopiba

Brasil e Japão assinam, na próxima segunda-feira (29), um acordo de cooperação para agricultura e alimentação que vai permitir investimentos dos japoneses na região do Matopiba. Esta nova fronteira agrícola é formada por partes do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia e se destaca na produção de soja, milho e algodão. A ministra Kátia Abreu (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) dará entrevista coletiva à imprensa às 12h35.   A assinatura do acordo será feita durante o “ Diálogo Empresarial Brasil-Japão: intercâmbio Econômico e Comercial em Agricultura e Alimentos ”, em Palmas (TO), no dia 29 de fevereiro, que contará com a ministra Kátia Abreu (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e o vice-ministro de Assuntos Internacionais do Ministério da Agricultura, Florestas e pesca do Japão, Hiromichi Matsushima.   Paralelamente ao diálogo empresarial, haverá uma reunião bilateral sobre assuntos sanitários e fitossanitários. Outra novidade é o anúncio da criação da Frente Municipalist...

O papel das multinacionais na região oeste da Bahia

Em 2005, em sua edição de número 457, de 21/10, o Novoeste fez um alerta sobre as responsabilidades social e ambiental dessas multinacionais que exploram as potencialidades como mão de obra, recursos naturais e outras riquezas econômicas de Barreiras e demais municípios da região. São empresas de capital internacional que visam, prioritariamente, grandes lucros e para isso, se instalam em regiões de países que apresentem mão-de-obra barata, matéria-prima abundante e incentivos fiscais. Grande parte desses lucros é reinvestida em outros países, geralmente, origem de seus acionistas. O significado para essas empresas de explorar uma região inteira que convém ainda continua a mesma desde quando se instalaram. A meta é somente extrair e sugar suas potencialidades em busca de lucros e mais lucro sem deixar para trás qualquer retorno. Na época a crítica era em torno do papel social, cultural ou ambiental que essas multinacionais instaladas na região exerciam diante da sociedade e, o que par...

Partidos e candidatos devem ficar atentos às novas orientações sobre abertura e encerramento de contas, e veja também:RESOLUÇÃO Nº 23.459, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2015. Dispõe sobre os limites de gastos para os cargos de vereador e de prefeito nas eleições municipais de 2016.

O Banco Central do Brasil (Bacen) divulgou na última semana o Comunicado nº 29.108, contendo orientações sobre a abertura, a movimentação e o encerramento de contas de depósitos à vista de partidos políticos e de candidatos, bem como sobre os extratos eletrônicos dessas contas. Devido às significativas alterações normativas implementadas pela Reforma Eleitoral 2015 e por entendimentos firmados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as agremiações e os candidatos devem observar as novas orientações divulgadas pelo Bacen. O comunicado foi elaborado em conformidade com as alterações introduzidas pela Lei nº 13.165/2015 na Lei das Eleições ( Lei nº 9.504/1997 ) e na Lei dos Partidos Políticos ( Lei n° 9.096/1995 ). Também seguiu as orientações das Resoluções do TSE nº 23.464/2015 e nº 23.463/2015 – que tratam, respectivamente, da prestação de contas anual dos partidos e da prestação de contas de campanha eleitoral. Por fim, observou as determinações da Instrução Normativa Conjunta...

REGINA FIGUEIREDO ENTREGOU O CARGO DE SECRETÁRIA DE SAÚDE AO PREFEITO ANTÔNIO HENRIQUE, ATRAVES DO CHEFE DE GABINETE DORIVALDO DE AQUINO (DODÔ)

Na sexta-feira pela manhã, estivemos com a ex- secretária de saúde de barreiras, quando ela nos falava sobre sua saída. Segundo a Regina, ela nos adiantou que o seu pedido de exoneração, se faz necessário porque ela precisa tomar essa decisão, porque de agora em diante ela vai dedica-se totalmente a candidatura do pré- candidato a prefeito por Barreiras o empresário Moisés Schimdt pelo PSB. A ex-secretária agradeceu a confiança do Prefeito Antônio Henrique, e o apoio de todos os funcionários durante todos esses anos como secretária. Sobre a vinda da senadora Lidice da Mata que estava programada, ela nos falou que não aconteceu devido à senadora esta acometida de uma virose, e não tem nenhuma nova data prevista para vinda da mesma aqui para barreiras.   Regina protocolou o seu pedido de exoneração ontem atarde. Rumores dão conta de que quem assumira a pasta de secretário de saúde será o Francisco Vitório, que trabalha na mesma secretária.

MAIS UM GRAVE ACIDENTE COM VITAMA NA TARDE DES SÁBADO 27/02 NO BAIRRO SANDRA REGINA EM BARREIRAS.

  Mais um acidente na tarde deste sábado desta vez aqui em barreiras. O fato ocorreu agora atarde na Rua Herculano Farias no bairro Sandra Regina. Segundo testemunhas, a vitima e o funcionário do banco do nordeste Renan.

PLANTÃO DO BLOG O BARREIRENSE; ACIDENTE NO POVOADO DE OURIÇANGA MUNICIPIO DE ANGICAL,NESTA TARDE DE SÁBADO 27

Aconteçeu agora por voltas ds 17:00 deste sábado em uma estrada visinal proximo a localidade conhecida como ouriçanga em Angical, um grave acidente com vitima.

PEPÊ LÍDER GUARDA CIVIL MUNICIPAL DE RIACHÃO DAS NEVES PARABENIZA A TODOS OS GUARDAS DO MUNICÍPIO

“Parabéns aos Guardas Municipais de Riachão das Neves, que fazem a diferença e são uns verdadeiros guerreiros, ontem 26, participaram de uma confraternização no Estádio Municipal Duduzão, para comemorar a conquista do adicional de periculosidade e mais um ano á frente da segurança do município em parceria com as Polícias Militar e Civil”, disse Pepê. A confraternização contou com atração musical para alegrar a corporação e seus familiares.

HOMEM SE VINGA DE TENTATIVA DE HOMICÍDIO CONTRA SUA MÃE

Um homem identificado apenas pelo prenome de “João” sofreu tentativa de homicídio na noite desta sexta-feira, 26, no distrito de São José do Rio Grande, no município de Riachão das Neves. Segundo informações de um membro da família da vítima, o crime foi praticado por um individuo conhecido por Fernando da Tonha, o qual está foragido. João foi atacado a caminho do cemitério para onde estava indo abrir uma sepultura. Ele desferiu um golpe de faca no braço de Tonha em 2015 e seu filho teria praticado o crime por vingança. A tentativa de homicídio ainda não tinha sido registrada na delegacia de polícia de Riachão das Neves. A vítima recebeu socorro no local do crime e posteriormente foi encaminhada para o Hospital do Oeste em Barreiras. A população do distrito de São José do Rio Grande, a segunda maior comunidade daquele município, localizado a mais ou menos 30 quilômetros da sede, sofre há muito tempo com a falta de segurança. Devido à ausência de policiamento no distrito e a d...

EMPRESÁRIO TEM CARRO ROUBADO AO CHEGAR À SUA RESIDÊNCIA EM BARREIRAS

Saul Pedrosa de Souza foi rendido por dois homens armados, ao chegar a sua residência numa Hilux (Toyota Brasil). Os marginais colocaram o empresário, sua esposa e filhos dentro da caminhonete e levaram até uma estrada vicinal a aproximadamente 30 km de Barreiras, onde foram liberados.

TITO RECEBE JOÃO GUALBERTO PARA DEBATER ESTRATÉGIAS DA PRÉ-CAMPANHA A PREFEITO DE BARREIRAS

Pré-candidato a prefeito de Barreiras pelo PSDB, Tito recebeu nesta quinta-feira (25/02) o presidente da sigla na Bahia deputado federal João Gualberto, para debater com os pré-candidatos a vereador e os apoiadores mais próximos, as estratégias da pré-campanha. Em um clima de muito entusiasmo após cumprimentar os pré-candidatos e amigos, João Gualberto falou da importância da candidatura de Tito em Barreiras para o PSDB, “nosso partido está absolutamente empenhado no sucesso da campanha de Tito, e vamos trabalhar com zelo e dedicação para sua eleição em outubro”.

SP: Telhado de capela desaba e imagem de Nossa Senhora fica intacta.

O telhado da Capela do Centro Comunitário Santa Edwirges desabou no Jardim 3 Américas, em Assis (SP). O incidente não deixou ninguém ferido, mas o local foi interditado. De acordo com informações da administração da capela, a última missa foi realizada no domingo (21) e no momento da queda não havia ninguém no local.

Angical-BA: Homens fortemente armados detona o Banco do Brasil da cidade.

        O Banco do Brasil da cidade de Angical foi explodido por uma quadrilha no início desta madrugada, exatamente às 0h35m. Segundo informes não confirmados, a entrada da cidade foi bloqueada com quatro carros e os bandidos espalharam “miguelitos” – pequenos cravos de ferro – para causar furos em pneus de eventuais viaturas policiais perseguidoras. Após explodir a Agência, os assaltantes fizeram grande alarde com disparos de rajadas de fuzis e fugiram em direção ao distrito de Missão do Aricobé.  Em 2015, 209 ocorrências policiais em bancos.

Idoso é morto a facadas no distrito de Acaraci

  Um idoso de 62 anos foi assassinado na noite desta sexta-feira (26) no distrito de Acaraci, município de Itagibá. Sandoval de Jesus foi morto à facadas na porta do autor do homicídio, identificado por testemunhas como “Tonhão”. Os golpes teriam sido nas costas e na região do pescoço. O motivo do assassinato ainda não foi esclarecido. O criminoso está foragido. O corpo da vítima foi removido do local na madrugada deste sábado (27) pelo Departamento de Polícia Técnica e encaminhado para o IML em Jequié.

BARREIRAS: RIO GRANDENSE FOI MORTO COM REQUINTE DE CRUELDADES, FORAM VÁRIO GOLPES DE FOICE POR TODA REGIÃO DA CABEÇA E PESCOÇO

  Na tarde desta sexta-feira, dia 26/02 por voltas das 12:00 horas no bairro santo Antônio, mais precisamente na Rua Lisboa, rua esta que fica nos fundos do CESC aqui em barreiras, aconteceu o segundo homicídio já este ano.       De acordo com testemunhas que estavam no local, o assassino confesso Alcione da Silva dos Santos, de 25 anos, golpeou de posse de uma ferramenta de trabalho, ou seja, uma foice, desferiu vários golpes em  Jair Carlos de Melo , de 46 anos natural da cidade de Mossoró no estado do rio grande do norte que morreu de imediato. Ainda segundo vizinhos do assassino Alcione ele morava sozinho, e se encontrava bebendo bastante em sua residência, em companhia da vítima, quando por motivos de uma cobrança de 10 reais iniciou uma briga entre eles, foi quando o Alcione se se apoderou da foice que estava próximo a ele, e deu cabo a vida do seu amigo Jair. A equipe da guarnição Cerrado 8446 da 84ª CIPM foi ao local, onde se surpreender...

Vídeo mostra policiais colocando homem em mala de carro

Foto: Reprodução / Youtube Imagens feitas por um morador de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), mostram policiais colocando um homem na mala de um carro. O homem, já rendido e algemado, resiste ao ato, aos gritos. O caso ocorreu em um condomínio no bairro de Itinga. De acordo com a Policia, PMs do setor de inteligência da 81ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/ Lauro de Freitas/Itinga) se dirigiram ao Condomínio Quinta da Gloria, em Itinga, para cumprir mandado judicial de busca e apreensão de Marcelo Santana de Jesus, determinado pela 1ª Vara Crime de Lauro de Freitas. Ao chegarem ao local, os militares não encontraram Marcelo Santana, mas receberam denúncia anônima de que no mesmo prédio estava escondido um acusado de homicídio no bairro da Ribeira, em Salvador.

Sequestro em Bom Jesus da Lapa termina com empresário salvo pela PRE em Brumado

Um sequestro que teve inicio na cidade de Bom Jesus da Lapa, no Oeste da Bahia, terminou em Brumado no sudoeste. Segundo informações, foi a polícia rodoviária que acabou com a agonia do comerciante Osmar Barbosa Rodrigues, sequestrado as 5 horas da manhã quando saia para caminhada. Em nota a polícia informou que dois policiais realizavam uma blitz na rodovia BR-030 na altura do km 385 em Brumado, quando perceberam que um veículo ao avistar a blitz retornou entrando numa estrada vicinal. A guarnição realizou o acompanhamento e ao se aproximar do veículo um senhor desembarcou do veículo com as mãos pra cima dizendo que tinha sido vítima de sequestro.

Operação liberta mais de 60 pássaros engaiolados.

Uma operação conjunta entre a Secretaria do Meio Ambiente e Guarda Municipal de Jacobina, na tarde de ontem quarta-feira (24), libertou mais de 60 pássaros que estavam engaiolados nos distritos do Junco e Novo Paraíso. De acordo com a Guarda Municipal, a maioria dos pássaros estavam expostos do lado de fora das residências, em gaiolas que foram apreendidas. Alguns deles, inclusive, seriam comercializados nos distritos. Mesmo com as campanhas e avisos sobre a ilegalidade na criação de animais silvestres sem a devida permissão, muitos moradores da região ainda persistem na prática.

Ibotirama-BA Prefeitura investe na produção de leite.

Prefeitura Municipal de Ibotirama através da Secretaria de Agricultura traz para Ibotirama o SENAR (SERVICO NACIONAL DE APRENDIZAGEM RURAL), que visa investir no na cadeia produtora de Leite do Município. O objetivo é tornar o município de Ibotirama auto-suficiente na produção de leite. O enfoque principal está na modernização tecnológica e gerencial das propriedades leiteiras. Desde 2015, quando a Prefeitura Municipal de Ibotirama através da Secretária Municipal de Agricultura formou uma parceria com o SENAR, trouxe o Curso Gera Leite, para capacitação e acompanhamento técnico de 30 propriedades no município. Os técnicos do programa fazem um estudo detalhado da propriedade para identificar os problemas que emperram a produtividade. Depois disso, eles voltam todos os meses, no período de dois anos, para acompanhar a aplicação das novas medidas e corrigir possíveis falhas.  

Após denúncias, centro de recuperação é interditado em Itapetinga

Por Itapetinga Repórter\Eudo Mendes Após cinco anos de funcionamento, o Centro de Recuperação União Pela Fé, situado no Bairro Recanto da Colônia, na cidade de Itapetinga, no Sudoeste do Estado, acabou sendo interditado no fim da manhã desta quinta-feira (25), depois que várias denúncias foram feitas aos órgãos competentes.O ocorrido envolveu Ministério Público, Vigilância Sanitária, Secretaria de Saúde, Polícia Militar, Samu-192, Guarda Civil Municipal e Secretaria de Ação Social.Os internos deixaram a instituição em um ônibus da empresa Transnacional e seguiram diretamente para o Ginásio de Esportes da cidade, localizado na Rua José Moreno, no Bairro Clodoaldo Costa.Internos que sofrem de problemas psicológicos foram medicados por profissionais do Samu-192 e alguns encaminhados para o Centro de Atenção Psicossocial do município e outros para suas respectivas famílias.A Vigilância Sanitária informou que o local não tinha condições mínimas de funcionamento e após várias denúncia...

GOVERNO MUNICIPAL FIRMA PARCERIA COM CIPE/CERRADO PARA REFORÇAR SEGURANÇA EM SÃO DESIDÉRIO

Para reforçar a segurança pública do município de São Desidério e implantar algumas ações imediatas, assim como a criação de uma parceria, o prefeito Demir Barbosa, acompanhado do chefe de gabinete, Nerito Carvalho se reuniu com o comandante da Companhia Independente da Polícia Especializada - CIPE CERRADO, major Jailson Santos Amâncio na sede do 10º Batalhão da Polícia Militar no município de Barreiras. Durante a reunião alguns pontos foram abordados e sugeridos algumas medidas que visam intimidar e/ou inibir ações criminosas. A parceria firmada consiste em intensificar as rondas e abordagens na sede e zona rural do município, onde a prefeitura disponibilizou todo suporte logístico para a estadia dos homens da CIPE Cerrado. Nos últimos meses, o chefe do executivo tem se reunido com diversas autoridades para buscar soluções para melhoria da segurança pública no município, a exemplo da audiência com autoridades do Governo do Estado para cobrar algumas medidas.