Pular para o conteúdo principal

Temer libera R$ 730 milhões para seca e Piauí fica de fora

O presidente interino Michel Temer (PMDB) se reuniu com o deputado federal Danilo Forte (PSB-CE). A reunião foi para tratar sobre recursos do Governo Federal para o combate a seca nos estados do Nordeste.
O encontro com o deputado cearense se deu após um debate sobre a situação da seca com o governador do Estado do Ceará, Camilo Santana (PT).
Seca castiga a região de Picos
Seca castiga a região de Picos
Temer prometeu ao parlamentar atenção especial a situação dos estados do Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. O Piauí, mesmo recentemente tendo decretado estado de emergência em 117 de seus municípios, ficou fora da lista de prioridade do interino.
À Danilo Forte, Temer revelou que, através de uma Medida Provisória (MP), pretende liberar R$ 730 milhões para a região Nordeste. A MP deverá ser apresentada ao Tribunal de Contas da União (TCU).
O governador Wellington Dias (PT) encaminhou ao Ministério da Integração Nacional, diretamente ao ministro Hélder Barbalho, uma relação com os 117 municípios que estão em estado de emergência ou calamidade, pedindo ajuda extraordinária para manter o abastecimento de água e alimentos para as famílias residentes nessas cidades.
Seca
Seca
No entanto, os recursos liberados extraordinariamente, vão atender apenas quatro estados do Nordeste. Os decretos de emergência dos municípios piauienses já foram publicado no Diário Oficial, esperando ainda o reconhecimento por parte do Governo Federal.
Após esse reconhecimento, esses municípios podem solicitar apoio para as ações de socorro, assistência e restabelecimento de serviços essenciais, como reforço nas operações de abastecimento. Segundo o secretário de Política Agrícola da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Piauí (FETAG-PI), Paulo Carvalho, a seca já compromete de Norte a Sul do Estado. “Poucos são os municípios que não passam pelo problema, a situação atual enfrentada no Piauí é terrível. Posso dizer que, hoje, cerca de 80% da agricultura familiar, em que a produção é para própria subsistência, estão comprometidas”.
Paulo Carvalho revela que falta água até para consumo humano. Os agricultores enfrentam ainda a alta do preço do milho e do feijão. “Os preços dos produtos estão aumentando consideravelmente. O saco de feijão com 60kg está custando de 450 a 500 reais , e o milho está no valor de 70 reais, do saco também com 60kg”.
De acordo com o secretário, as barragens do Piauí estão secando. “Para se ter ideia, a barragem de Pio IX está completamente seca. O que necessitamos é de políticas públicas, e infelizmente, isso não está na nossa alçada. O que podemos fazer é cobrar das autoridades competentes e mobilizar os trabalhadores rurais piauienses”, disse.
Capital Teresina e Diário do Povo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bahia: Polícia identifica suspeito de matar ‘Carlinha do Laço’

O delegado Antônio Montenegro, da 3ª Delegacia de Homicídios (DH/ BTS), do Departamento de Homicídios (DHPP), informou que vai pedir a prisão do principal suspeito de envolvimento na morte de Carla Nadiele Moreira da Silva, de 27 anos, a Carlinha do Laço.Ele não informou a identidade do suspeito para não comprometer as investigações, mas confirmou que se trata de um traficante da Rua Diva Pimentel, no bairro Fazenda Grande do Retiro, em Salvador. “Um traficante que não fosse da localidade não iria para lá sabendo que ela estaria entre amigos e conhecidos”, afirmou o delegado.

Região de Irecê: Suspeitos de espancar e roubar idoso de 83 anos são presos pela PM em Itaguaçu da Bahia.

Neste domingo (25), por volta de 8h da manhã, em Itaguaçu da Bahia, uma Guarnição da Polícia Militar tomou conhecimento através de denúncia anônima que um dos indivíduos envolvidos no roubo e espancamento de um idoso identificado por Aldo Pereira de Carvalho, 83 anos, popular ‘Favela’, ocorrido na madrugada do último sábado (24), estaria escondido numa roça conhecida como Antônio Neves, nas proximidades do povoado denominado Saco Grande, zona rural do município. Chegando ao local, os policiais encontraram Marco Suel Oliveira da Silva. Ele foi  detido e confessou sua participação,  e ainda trouxe informações sobre os outros dois comparsas: Gilberto de Jesus Souza e Marcelo Feitosa da Silva. Gilberto foi detido em sua residência e informações de populares deram conta que Marcelo estava na casa de Igor de Carvalho Miranda, indivíduo suspeito de envolvimento no tráfico de drogas, segundo a Polícia Militar. Após chegar ao local indicado, a polícia localizou M...

FISCAIS DA ADAB E POLICIAIS MILITARES SÃO MANTIDOS EM CÁRCERE PRIVADO EM LATICÍNIO DO PREFEITO DE SERRA DOURADA

  Em uma operação de rotina fiscais da ADAB, com o apoio da polícia militar de Santa Maria da Vitória, foram supervisionar o laticínio Paladar, na cidade de Serra Dourada, de propriedade do empresário José Milton Frota de Souza, que está com o Registro de Inspeção Sanitária Suspenso. O estabelecimento clandestino foi flagrado produzindo queijo Mussarela em péssimas condições de consumo e higiene. José Milton, também é prefeito de Serra Dourada, e impediu os fiscais de realizarem o seu trabalho. O prefeito chegou com policial militar e chefe da guarda municipal trancou os portões do laticínio mantendo cinco veículos oficiais e fiscais presos dentro de seu estabelecimento.   do sigi vilares