Pular para o conteúdo principal

Gestão pública » Série revela o abandono das pontes no Brasil Série revela o abandono das pontes no Brasil


São quase 200 pontes federais que oferecem perigo aos usuários (Lúcio Vaz/Congresso em Foco)
A partir de informações iniciais sobre as precárias condições de pontes em estradas federais e estaduais em todo o país, o jornalista Lúcio Vaz fez um roteiro e percorreu mais de 12 mil quilômetros atrás de histórias de acidentes graves, de desabamento de pontes. Em entrevistas com os familiares das vítimas e com policiais que investigaram essas tragédias, reconstruiu cada acidente, procurando levantar as suas possíveis causas.
Percorreu também alguns trechos críticos onde já aconteceram e onde é previsível que aconteçam novos desastres, devido à total falta de manutenção e de segurança e dessas estruturas. Encontrou situações inacreditáveis no Mato Grosso, como uma estrada estadual de terra com quase 500 quilômetros onde existem pontes feitas de toras de árvores. Em outra estrada estadual, registrou em fotos e vídeos a passagem de caminhões com 40, 50 toneladas sobre pontes de madeira cheias de buracos e tábuas podres. Em apenas uma ponte já aconteceram 11 acidentes.

Mas o que mais impressiona é a situação de algumas estradas federais, que contam com recursos da União. Numa BR no Sul do Pará, pontes sem guardas, sem proteção na entrada, têm o piso formado por placas de ferro. Enormes buracos têm provocado acidentes e mortes.
No Norte de Minas Gerais, no Vale do Jequitinhonha, um trecho de terra de uma rodovia federal tem seis pontes de madeira que estão entre as piores entre todas as BRs. Por baixo das estruturas é possível observar madeira podre, ferragens expostas, grampos soltos. Pelo país afora, há milhares pontes de madeira, algumas com 150, 300 metros de extensão. Muitas já foram levadas pelas águas das enchentes. Enquanto preparávamos a edição da matéria, mais oito pessoas morreram em dois acidentes ocorridos em pontes onde estivemos para registrar o perigo que representam.
O governo federal sabe exatamente on

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bahia: Polícia identifica suspeito de matar ‘Carlinha do Laço’

O delegado Antônio Montenegro, da 3ª Delegacia de Homicídios (DH/ BTS), do Departamento de Homicídios (DHPP), informou que vai pedir a prisão do principal suspeito de envolvimento na morte de Carla Nadiele Moreira da Silva, de 27 anos, a Carlinha do Laço.Ele não informou a identidade do suspeito para não comprometer as investigações, mas confirmou que se trata de um traficante da Rua Diva Pimentel, no bairro Fazenda Grande do Retiro, em Salvador. “Um traficante que não fosse da localidade não iria para lá sabendo que ela estaria entre amigos e conhecidos”, afirmou o delegado.

Região de Irecê: Suspeitos de espancar e roubar idoso de 83 anos são presos pela PM em Itaguaçu da Bahia.

Neste domingo (25), por volta de 8h da manhã, em Itaguaçu da Bahia, uma Guarnição da Polícia Militar tomou conhecimento através de denúncia anônima que um dos indivíduos envolvidos no roubo e espancamento de um idoso identificado por Aldo Pereira de Carvalho, 83 anos, popular ‘Favela’, ocorrido na madrugada do último sábado (24), estaria escondido numa roça conhecida como Antônio Neves, nas proximidades do povoado denominado Saco Grande, zona rural do município. Chegando ao local, os policiais encontraram Marco Suel Oliveira da Silva. Ele foi  detido e confessou sua participação,  e ainda trouxe informações sobre os outros dois comparsas: Gilberto de Jesus Souza e Marcelo Feitosa da Silva. Gilberto foi detido em sua residência e informações de populares deram conta que Marcelo estava na casa de Igor de Carvalho Miranda, indivíduo suspeito de envolvimento no tráfico de drogas, segundo a Polícia Militar. Após chegar ao local indicado, a polícia localizou M...

FISCAIS DA ADAB E POLICIAIS MILITARES SÃO MANTIDOS EM CÁRCERE PRIVADO EM LATICÍNIO DO PREFEITO DE SERRA DOURADA

  Em uma operação de rotina fiscais da ADAB, com o apoio da polícia militar de Santa Maria da Vitória, foram supervisionar o laticínio Paladar, na cidade de Serra Dourada, de propriedade do empresário José Milton Frota de Souza, que está com o Registro de Inspeção Sanitária Suspenso. O estabelecimento clandestino foi flagrado produzindo queijo Mussarela em péssimas condições de consumo e higiene. José Milton, também é prefeito de Serra Dourada, e impediu os fiscais de realizarem o seu trabalho. O prefeito chegou com policial militar e chefe da guarda municipal trancou os portões do laticínio mantendo cinco veículos oficiais e fiscais presos dentro de seu estabelecimento.   do sigi vilares