Pular para o conteúdo principal

Correntina: Ministério Público convoca para audiência pública que debaterá causas da redução na vazão do Rio Corrente

Protesto realizado em novembro de 2015. Foto: Jornal O Expresso.
O Ministério Público do Estado da Bahia, através da Promotora de Justiça Regional Ambiental de Bom Jesus da Lapa Designada, Luciana Espinheira da Costa Khoury, convocou representantes de órgãos públicos e privados e de movimentos sociais, para uma audiência pública nesta sexta-feira (29), a partir das 8h30, na Pousada Águas Cristalinas, Avenida Beira Rio, em Correntina, “com a finalidade de coletar, junto aos movimentos sociais, ao poder público, às comunidades tradicionais do Cerrado e à sociedade da região da Bacia do Corrente, elementos que embasem” o Inquérito Civil Público que investiga as causas da redução de vazão dos rios da Bacia do Rio Corrente e a regularidade de outorgas para grandes empreendimentos nessa Bacia. A situação causa preocupação nos movimentos sociais que diagnosticam uma série de problemas sobre a oferta de água na Bacia do Rio Corrente: “conflitos de uso de água, desaparecimento de riachos e nascentes, redução de vazão dos rios da Bacia, irregularidades de outorgas concedidas e impactos para as comunidades tradicionais do Cerrado”.
Os movimentos sociais que participam do protesto requerem a imediata suspensão de todos os empreendimentos em desenvolvimento na região, principalmente os mega projetos: Sudotex, no Rio das Éguas, o desvio dos rios Guará e Arrojado – este último, denominado Agro Brasil, é comandado por empresas holandesas – o projeto Barra Velha/Mizote e o Universo Verde, de empreendedores chineses. Como proposta para solucionar o problema, sugerem a criação do Parque Nacional Velha da Galinha para a proteção do município de Correntina e bacia do Rio Corrente. O MPR convida representantes de diversas entidades para participarem da audiência pública: Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA), Secretaria de Meio Ambiente (SEMA/BA), Agência Nacional de Águas (ANA), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Comitê de Bacia do Corrente, Comitê de Bacia do Rio São Francisco (CBHSF), Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA), Procuradoria do Estado, Procuradoria da República no município de Barreiras e Secretaria de Meio Ambiente de Correntina, Coletivo de Fundo e Fecho de Pasto; Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB); ACEFARCA; Associação dos Advogados dos Trabalhadores Rurais (AATR); Pé no Gerais; STR – Correntina; Comissão Pastoral da Terra (CPT) e Associação Ambientalista Corrente Verde.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bahia: Polícia identifica suspeito de matar ‘Carlinha do Laço’

O delegado Antônio Montenegro, da 3ª Delegacia de Homicídios (DH/ BTS), do Departamento de Homicídios (DHPP), informou que vai pedir a prisão do principal suspeito de envolvimento na morte de Carla Nadiele Moreira da Silva, de 27 anos, a Carlinha do Laço.Ele não informou a identidade do suspeito para não comprometer as investigações, mas confirmou que se trata de um traficante da Rua Diva Pimentel, no bairro Fazenda Grande do Retiro, em Salvador. “Um traficante que não fosse da localidade não iria para lá sabendo que ela estaria entre amigos e conhecidos”, afirmou o delegado.

Região de Irecê: Suspeitos de espancar e roubar idoso de 83 anos são presos pela PM em Itaguaçu da Bahia.

Neste domingo (25), por volta de 8h da manhã, em Itaguaçu da Bahia, uma Guarnição da Polícia Militar tomou conhecimento através de denúncia anônima que um dos indivíduos envolvidos no roubo e espancamento de um idoso identificado por Aldo Pereira de Carvalho, 83 anos, popular ‘Favela’, ocorrido na madrugada do último sábado (24), estaria escondido numa roça conhecida como Antônio Neves, nas proximidades do povoado denominado Saco Grande, zona rural do município. Chegando ao local, os policiais encontraram Marco Suel Oliveira da Silva. Ele foi  detido e confessou sua participação,  e ainda trouxe informações sobre os outros dois comparsas: Gilberto de Jesus Souza e Marcelo Feitosa da Silva. Gilberto foi detido em sua residência e informações de populares deram conta que Marcelo estava na casa de Igor de Carvalho Miranda, indivíduo suspeito de envolvimento no tráfico de drogas, segundo a Polícia Militar. Após chegar ao local indicado, a polícia localizou M...

FISCAIS DA ADAB E POLICIAIS MILITARES SÃO MANTIDOS EM CÁRCERE PRIVADO EM LATICÍNIO DO PREFEITO DE SERRA DOURADA

  Em uma operação de rotina fiscais da ADAB, com o apoio da polícia militar de Santa Maria da Vitória, foram supervisionar o laticínio Paladar, na cidade de Serra Dourada, de propriedade do empresário José Milton Frota de Souza, que está com o Registro de Inspeção Sanitária Suspenso. O estabelecimento clandestino foi flagrado produzindo queijo Mussarela em péssimas condições de consumo e higiene. José Milton, também é prefeito de Serra Dourada, e impediu os fiscais de realizarem o seu trabalho. O prefeito chegou com policial militar e chefe da guarda municipal trancou os portões do laticínio mantendo cinco veículos oficiais e fiscais presos dentro de seu estabelecimento.   do sigi vilares