Pular para o conteúdo principal

Manchete correta para Ibope é: metade dos eleitores rejeita todos os candidatos


Análise da pesquisa Ibope divulgada pelo Estadão na última segunda-feira (26) sentenciou: Lula perdeu condições de assegurar sua eleição em 2018, pois saltou sua rejeição e caiu o número de eleitores que diziam que com certeza votariam no petista na próxima disputa presidencial.

Na última terça (27), com todos os jornais destacando que os negócios do filho de Lula é alvo da Operação Zelotes, o Estadão não se conteve e noticiou, em seu portal, que o petista é, ainda de acordo com a mesma pesquisa Ibope, o mais rejeitado entre Marina Silva (Rede), Ciro Gomes (PDT), Geraldo Alckmin, José Serra e Aécio Neves, todos do PSDB.

O comentário é publicado por Luís Nassif, publicado por Jornal GGN, 28-10-2015.

Mas segundo o relatório do Ibope, a melhor leitura para essa nova sondagem, que contrapõe potencial de voto com rejeição, é que "metade dos eleitores rejeita" todos os presidenciáveis colocados na pesquisa.

A pergunta feita pelo Ibope foi se cada um dos postulantes receberia com certeza, poderia receber ou não receberia de jeito de nenhum o voto do entrevistado. Alguns abraçaram mais de um candidato.

Outros rejeitaram a maioria ou todos. E teve também quem não soube responder por indecisão ou desconhecimento sobre o político. Logo, as somas não chegam a 100%.

De qualquer forma, considerando a margem de erro de dois pontos percentuais, Lula (descartado por 55% dos entrevistados) é tão rejeitado quanto Alckmin (52%), Serra (54%) e Ciro (52%), ao contrário do que disse o Estadão. Apenas Aécio e Marina, derrotados na corrida contra Dilma Rousseff (PT), aparecem em patamar inferior de rejeição: 50% dizem que não votariam de jeito nenhum na mentora da Rede, e 47% não consideram Aécio uma opção.

Alckmin e Ciro, que aparecem pela primeira vez na pesquisa, ainda são desconhecidos por uma parte considerável do eleitoral. Cerca de 24% desconhecem o pedetista e 16%, o governador de São Paulo.

Serra vive um ocaso, ressurgindo na mídia apenas quando lhe convém. Tanto que o número de eleitores que dizem não conhecer o senador o bastante para avaliar se votariam ou não nele para presidente saltou de 9%, em março de 2013, para os atuais 11%. Outro ponto destacável é que, ao contrário dos demais potenciais candidatos, Serra sempre surfou na onda dos 50%, em média, de rejeição.

Marina, que ao contrário de Aécio só faz aparições relâmpagos na imprensa desde outubro de 2014, viu sua taxa de desconhecimento saltar de 5% para 10% em um ano. Nesse período, os que votariam nela com certeza cairam de 20% para 11%, e os que poderiam votar, de 36% para 28%. A rejeição foi de 31% para 50%.

Aécio

No início da série (março de 2013), Aécio era um candidato desconhecido por 34%. Hoje, depois de angaria 51 milhões de votos na corrida presidencial de 2014, esse índice está em 9% - cresceu três pontos desde outubro de 2014. Também desde o início da série, Aécio conseguiu dobrar o número de eleitores que votariam nele com certeza. Mas foi de 7% para os atuais 15%.

Nos meses da última campanha presidencial, ele capitalizou mais entre potenciais eleitores (aqueles que "poderiam votar"), mas esse número também caiu 38% para 27% neste último ano, mesmo com o tucano ocupando o noticiário quase que diariamente, fazendo forte oposição ao governo Dilma. Sua rejeição saltou de 32% para 47%, de um ano para outro.

Lula

Lula, que tem sentido o desgaste político das investidas do Ministério Público Federal contra sua atuação em outros países (caso BNDES) e as empresas de seu filho (Zelotes), fora a Lava Jato, viu sua rejeição ultrapassar numericamente a de José Serra, que era a maior até então. Mas o ex-presidente ainda consegue o feito de ter o eleitorado mais cativo entre todos os outros postulantes. Cerca de 23% votariam em Lula com certeza. É um índice menor do que o petista possuia em maio de 2014 (33%), mas ainda é praticamente o que Marina e Aécio possuem juntos hoje, se considerada a margem de erro.

A leitura correta que o Estadão fez, segundo o relatório do Ibope, é que Lula tem perdido potencial de voto, sim, mas no mesmo ritmo que os demais candidatos. Ou seja: o ex-presidente, que já bateu recorde de popularidade, sofre perdas com as novas "adversidades" da política, mas os concorrentes não têm demonstrado capacidade para capitalizar essas perdas do adversário petista.

Veja a pesquisa completa aqui, e a evolução do potencial de voto aqui.

Fonte: http://www.ihu.unisinos.br/ 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bahia: Polícia identifica suspeito de matar ‘Carlinha do Laço’

O delegado Antônio Montenegro, da 3ª Delegacia de Homicídios (DH/ BTS), do Departamento de Homicídios (DHPP), informou que vai pedir a prisão do principal suspeito de envolvimento na morte de Carla Nadiele Moreira da Silva, de 27 anos, a Carlinha do Laço.Ele não informou a identidade do suspeito para não comprometer as investigações, mas confirmou que se trata de um traficante da Rua Diva Pimentel, no bairro Fazenda Grande do Retiro, em Salvador. “Um traficante que não fosse da localidade não iria para lá sabendo que ela estaria entre amigos e conhecidos”, afirmou o delegado.

Região de Irecê: Suspeitos de espancar e roubar idoso de 83 anos são presos pela PM em Itaguaçu da Bahia.

Neste domingo (25), por volta de 8h da manhã, em Itaguaçu da Bahia, uma Guarnição da Polícia Militar tomou conhecimento através de denúncia anônima que um dos indivíduos envolvidos no roubo e espancamento de um idoso identificado por Aldo Pereira de Carvalho, 83 anos, popular ‘Favela’, ocorrido na madrugada do último sábado (24), estaria escondido numa roça conhecida como Antônio Neves, nas proximidades do povoado denominado Saco Grande, zona rural do município. Chegando ao local, os policiais encontraram Marco Suel Oliveira da Silva. Ele foi  detido e confessou sua participação,  e ainda trouxe informações sobre os outros dois comparsas: Gilberto de Jesus Souza e Marcelo Feitosa da Silva. Gilberto foi detido em sua residência e informações de populares deram conta que Marcelo estava na casa de Igor de Carvalho Miranda, indivíduo suspeito de envolvimento no tráfico de drogas, segundo a Polícia Militar. Após chegar ao local indicado, a polícia localizou M...

FISCAIS DA ADAB E POLICIAIS MILITARES SÃO MANTIDOS EM CÁRCERE PRIVADO EM LATICÍNIO DO PREFEITO DE SERRA DOURADA

  Em uma operação de rotina fiscais da ADAB, com o apoio da polícia militar de Santa Maria da Vitória, foram supervisionar o laticínio Paladar, na cidade de Serra Dourada, de propriedade do empresário José Milton Frota de Souza, que está com o Registro de Inspeção Sanitária Suspenso. O estabelecimento clandestino foi flagrado produzindo queijo Mussarela em péssimas condições de consumo e higiene. José Milton, também é prefeito de Serra Dourada, e impediu os fiscais de realizarem o seu trabalho. O prefeito chegou com policial militar e chefe da guarda municipal trancou os portões do laticínio mantendo cinco veículos oficiais e fiscais presos dentro de seu estabelecimento.   do sigi vilares