Pular para o conteúdo principal

Dom Frei Luís Flávio Cappio ocupa Tribuna Popular da Câmara de Barreiras


Na última terça-feira (27/10), em Sessão Especial, a Câmara Municipal recepcionou em sua Tribuna Popular com as galerias repletas de populares e autoridades, o Bispo Diocesano de Barra (BA), Dom Frei Luís Flávio Cappio. Ao lado do Bispo Diocesano de Barreiras Dom Josafá Menezes da Silva, que também ocupou a mesa de Honra da Câmara a convite do Presidente Tito, evocando a Encíclica “Laudato si”, “Louvado seja”, do Papa Francisco, que fala sobre o cuidado da casa comum, sobre o meio ambiente e reitera a necessidade do cuidado com a criação.

Dom Frei Luís iniciou sua fala com uma forte narrativa que impactou a todos os presentes e ouvintes que acompanham a sessão pelo rádio, sobre os cuidados para com a preservação do meio ambiente, a partir dos prejuízos que o planeta já vivi e viverá ainda mais no incerto futuro da humanidade.

Maior autoridade na luta contra a transposição e pela revitalização e preservação do Rio São Francisco, a palestra de Dom Cappio foi um momento ímpar de reflexão sobre as condições hídricas na Bacia do Rio São Francisco, com reflexos sobre a necessidade da preservação e democratização no uso da água.

Conhecedor profundo da situação perigosa que vive a Bacia do Rio São Francisco, Dom Frei Luís, criticou duramente o projeto da transposição patrocinado pelo governo federal, e a falta de investimentos na tão necessária revitalização do rio. Dom Frei Luís finalizou sua fala apontando diversos pontos que precisam ser observados pelas populações da Bacia do Rio São Francisco, para que o rio tenha uma chance de sobrevivência.

Destacando a Moratória do Cerrado, visando impedir as obras que venham a ser executadas com impacto ambiental negativo na bacia do Rio São Francisco;

Suspenção total das atividades de carvoeiramento de mata nativa e controle das expansões da monocultura do eucalipto;

Zoneamento ambiental no processo de licenciamento ambiental de projetos econômicos;

Revogação de projetos de novas barragens que aprofundam a desnaturaliazação do rio;

Implementação de medidas mitigadoras;

Revogação de projetos de centrais nucleares de novos e grandes perímetros irrigados;

Que o processo de revitalização leve em conta o processo das bacias e sub-bacias;

Realização de uma ampla reforma agraria que democratize o acesso a terra e implante o desenvolvimento agrícola;

Regularização das terras públicas na bacia, privilegiando a titulação das comunidades tradicionais, quilombolas, geraizeiros, etc., com implantação de reservas extrativistas;

Saneamento ambiental, com coleta e tratamento dos esgotos;

Fortalecimento do sistema nacional de recursos hídricos, compartilhado com os diversos seguimentos da sociedade;

Recuperação ambiental 
da bacia do São Francisco de forma integrada;

Amplo e continuo processo de educação ambiental;

Valorização das manifestações artísticas e culturais dos povos da bacia;

Recursos suficientes para a revitalização 
da bacia com mecanismos democráticos de controle social sobre sua aplicação.

Dom Frei Luís concluiu dizendo que falar do Rio São Francisco é falar da Vida. “O Velho Chico é inspirador, faz o cantor cantar, o religioso rezar, o poeta poetar. Trás o peixe saboroso, o jovem senta em suas margens e pensa no futuro, que futuro? As crianças brincam em suas praias até quando?” Com estas palavras que nos inquieta a alma, o bispo religioso da Ordem dos Frades Menores concluiu sua participação na Tribuna do Legislativo, para em seguida ser saudado de pé pela mais longa e contínua salva de palmas já ouvida no plenário da Câmara Municipal de Barreiras.

Em seguida ao agradecer a presença do maior defensor do Rio São Francisco o presidente da Câmara de Barreiras, vereador Tito, lembrou que Dom Frei Luís já caminhou o São Francisco da nascente à foz, e que sua caminhada foi de fato uma pregação, um anúncio, um grito de alerta, pela preservação e revitalização do rio da integração nacional, lembrando que se o “Velho Chico” morrer, morre com ele parte significativa da economia dos estados de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas, morre com ele os ribeirinhos.

Queiroz, Rui, Vivi, BI, Dom Cappio, Bispo Josafá, Núbia, Hipólito e Tito

O presidente ainda destacou os desafios enfrentados com a poluição das águas na Bacia do Rio Grande e a necessidade de lutar para proteger a maior bacia localizada na margem esquerda do Rio São Francisco.

Ao usar da palavra o Bispo Diocesano de Barreiras Dom Josafá Meneses da Silva, que também ocupou a Mesa de Honra, agradeceu o presidente Tito pelo convite formalizado a Dom Frei Luís que falou com autoridade em nome da CNBB e do Papa Francisco, proporcionando a todos uma palestra de nível internacional e que seu amor à vida e ao meio ambiente deve ser seguido por todos.

Dom Frei Luís ainda foi saudado por todos os vereadores que lhe proferiram palavras de carinho e reconhecimento por sua luta em favor da vida e da preservação do Rio São Francisco.

Passados à Ordem do Dia, foi aprovado o Projeto de Lei nº 07/2015, que “Dispõe sobre as Diretrizes para a elaboração e execução da Lei Orçamentária de 2016 e dá outras providências”, de autoria do Executivo Municipal. Restando prejudicada a votação do Projeto de Resolução nº 001/2015, que “Institui o Código de Ética e Decoro parlamentar da Câmara Municipal de Barreiras” de autoria da Mesa Diretora do Poder Legislativo, que foi retirado de pauta em face de arguição da vereadora Karlúcia Macêdo.

Ascom Câmara Municipal de Barreiras

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bahia: Polícia identifica suspeito de matar ‘Carlinha do Laço’

O delegado Antônio Montenegro, da 3ª Delegacia de Homicídios (DH/ BTS), do Departamento de Homicídios (DHPP), informou que vai pedir a prisão do principal suspeito de envolvimento na morte de Carla Nadiele Moreira da Silva, de 27 anos, a Carlinha do Laço.Ele não informou a identidade do suspeito para não comprometer as investigações, mas confirmou que se trata de um traficante da Rua Diva Pimentel, no bairro Fazenda Grande do Retiro, em Salvador. “Um traficante que não fosse da localidade não iria para lá sabendo que ela estaria entre amigos e conhecidos”, afirmou o delegado.

Região de Irecê: Suspeitos de espancar e roubar idoso de 83 anos são presos pela PM em Itaguaçu da Bahia.

Neste domingo (25), por volta de 8h da manhã, em Itaguaçu da Bahia, uma Guarnição da Polícia Militar tomou conhecimento através de denúncia anônima que um dos indivíduos envolvidos no roubo e espancamento de um idoso identificado por Aldo Pereira de Carvalho, 83 anos, popular ‘Favela’, ocorrido na madrugada do último sábado (24), estaria escondido numa roça conhecida como Antônio Neves, nas proximidades do povoado denominado Saco Grande, zona rural do município. Chegando ao local, os policiais encontraram Marco Suel Oliveira da Silva. Ele foi  detido e confessou sua participação,  e ainda trouxe informações sobre os outros dois comparsas: Gilberto de Jesus Souza e Marcelo Feitosa da Silva. Gilberto foi detido em sua residência e informações de populares deram conta que Marcelo estava na casa de Igor de Carvalho Miranda, indivíduo suspeito de envolvimento no tráfico de drogas, segundo a Polícia Militar. Após chegar ao local indicado, a polícia localizou M...

FISCAIS DA ADAB E POLICIAIS MILITARES SÃO MANTIDOS EM CÁRCERE PRIVADO EM LATICÍNIO DO PREFEITO DE SERRA DOURADA

  Em uma operação de rotina fiscais da ADAB, com o apoio da polícia militar de Santa Maria da Vitória, foram supervisionar o laticínio Paladar, na cidade de Serra Dourada, de propriedade do empresário José Milton Frota de Souza, que está com o Registro de Inspeção Sanitária Suspenso. O estabelecimento clandestino foi flagrado produzindo queijo Mussarela em péssimas condições de consumo e higiene. José Milton, também é prefeito de Serra Dourada, e impediu os fiscais de realizarem o seu trabalho. O prefeito chegou com policial militar e chefe da guarda municipal trancou os portões do laticínio mantendo cinco veículos oficiais e fiscais presos dentro de seu estabelecimento.   do sigi vilares