Pular para o conteúdo principal

Abapa realiza primeiros treinamentos em usinas algodoeiras

1 (2)b
O primeiro treinamento aconteceu na Algodoeira Busato

Com o objetivo de amenizar a carência de profissionais qualificados em todo o setor produtivo voltado à cotonicultura da região do oeste da Bahia, a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), através do Centro de Treinamento - Parceiros da Tecnologia, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar – Bahia) e Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras (SPRB), desenvolveu os primeiros treinamentos direcionados à capacitação de profissionais para atuarem na Operação e Manutenção de Máquinas Beneficiadoras de Algodão, beneficiando 28 profissionais, divididos em duas turmas.
Para o presidente da Abapa, Celestino Zanella, a importância dessas iniciativa “é a oportunidade de otimizar a atuação do Senar e do Sindicato Patronal de Barreiras em benefício dos produtores de algodão”, disse Zanella.
O presidente do SPRB, Moisés Schimdt, também falou sobre o trabalho realizado em parceria com a Abapa. “A nossa parceria com a Abapa, tem foco na tecnificação do profissional do campo. Temos enxergado essa carência e o Sindicato, através do Senar, pode contribuir muito nessa área, conforme haja demanda. Presenciei essa primeira etapa e percebi o empenho da equipe envolvida, e a gratidão dos profissionais que receberam o benefício. Entendemos que esse curso, além de incrementar algumas ações e trazer conhecimento, tem também uma função social entre as usinas, nivelando as propriedades participantes. Com essa integração, você consegue ver o que está dando errado e dando certo, e fazer o agrupamento entre os profissionais. A parceria está sendo positiva, e já estamos estudando uma forma de melhorar cada vez mais, vendo o que podemos investir mais nessa área”, ressaltou.


1 (1)b
Primeira turma do curso de Operação e Manutenção de Máquinas Beneficiadoras de Algodão

Segundo o  coordenador do Centro de Treinamento  - Parceiros da Tecnologia, Douglas Fernandes, os treinamentos contemplam desse a aplicação e compreensão das normas regulamentadoras vigentes até as etapas finais do processo de beneficiamento do algodão dentro das Usinas. “Este trabalho vai além da ampliação das ações do Centro de Treinamento - Parceiros da Tecnologia, pois, visa a todo momento contribuir para o incentivo do plantio de algodão, assim como promover a viabilidade econômica desse no Estado. Uma vez que acreditamos na possibilidade de reduzir custos e elevar a capacidade produtividade do setor, aliado a uma excelente qualidade, por meio da qualificação profissional”, ressaltou Douglas.
GT - O Grupo de Trabalho está representando por Douglas Fernandes, o gerente técnico da Abapa,  Maurício Lopes, o gerente do Laboratório de Análise de Fibras da Abapa, Sérgio Brentano, e os representantes das algodoeiras, Milton Nishikubo (Algodoeira Decisão), Liezer Pinheiro (Algodoeira Busato), Joselmo Fagunes (Algodoeira FMP), Hermínio Freire (Algodoeira Ceolin), Maurício Cereta (Algodoeira DB), Divino Gonsalves (Algodoeira SLC), e Henrique Moreira (Algodoeira Zanotto).
Centro de Treinamento - Ao longo deste ano a Abapa já promoveu os seguintes treinamentos: 02 Cursos para Operadores de Trator Agrícola, 03 Cursos para Operador de Colhedora de Grãos, 05 Cursos para Operador de Colhedora de Algodão, 01 Curso para Auxiliar de Classificador de Algodão, 01 curso de A.M.S (Piloto Automático), 02 Cursos para Op. de Máq. Beneficiadoras de Algodão, além de inúmeras palestras direcionadas à Operação Segura de Máquinas e Implementos Agrícolas nas próprias fazendas. Por meio destas ações o CT já atendeu mais de 400 colaboradores dos Associados. Os treinamentos direcionados à mecanização agrícola contam com a Parceria da Agrosul- John Deere.
Essas ações contam com o apoio do Instituto Brasileiro do Algodão (IBA).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bahia: Polícia identifica suspeito de matar ‘Carlinha do Laço’

O delegado Antônio Montenegro, da 3ª Delegacia de Homicídios (DH/ BTS), do Departamento de Homicídios (DHPP), informou que vai pedir a prisão do principal suspeito de envolvimento na morte de Carla Nadiele Moreira da Silva, de 27 anos, a Carlinha do Laço.Ele não informou a identidade do suspeito para não comprometer as investigações, mas confirmou que se trata de um traficante da Rua Diva Pimentel, no bairro Fazenda Grande do Retiro, em Salvador. “Um traficante que não fosse da localidade não iria para lá sabendo que ela estaria entre amigos e conhecidos”, afirmou o delegado.

Região de Irecê: Suspeitos de espancar e roubar idoso de 83 anos são presos pela PM em Itaguaçu da Bahia.

Neste domingo (25), por volta de 8h da manhã, em Itaguaçu da Bahia, uma Guarnição da Polícia Militar tomou conhecimento através de denúncia anônima que um dos indivíduos envolvidos no roubo e espancamento de um idoso identificado por Aldo Pereira de Carvalho, 83 anos, popular ‘Favela’, ocorrido na madrugada do último sábado (24), estaria escondido numa roça conhecida como Antônio Neves, nas proximidades do povoado denominado Saco Grande, zona rural do município. Chegando ao local, os policiais encontraram Marco Suel Oliveira da Silva. Ele foi  detido e confessou sua participação,  e ainda trouxe informações sobre os outros dois comparsas: Gilberto de Jesus Souza e Marcelo Feitosa da Silva. Gilberto foi detido em sua residência e informações de populares deram conta que Marcelo estava na casa de Igor de Carvalho Miranda, indivíduo suspeito de envolvimento no tráfico de drogas, segundo a Polícia Militar. Após chegar ao local indicado, a polícia localizou M...

FISCAIS DA ADAB E POLICIAIS MILITARES SÃO MANTIDOS EM CÁRCERE PRIVADO EM LATICÍNIO DO PREFEITO DE SERRA DOURADA

  Em uma operação de rotina fiscais da ADAB, com o apoio da polícia militar de Santa Maria da Vitória, foram supervisionar o laticínio Paladar, na cidade de Serra Dourada, de propriedade do empresário José Milton Frota de Souza, que está com o Registro de Inspeção Sanitária Suspenso. O estabelecimento clandestino foi flagrado produzindo queijo Mussarela em péssimas condições de consumo e higiene. José Milton, também é prefeito de Serra Dourada, e impediu os fiscais de realizarem o seu trabalho. O prefeito chegou com policial militar e chefe da guarda municipal trancou os portões do laticínio mantendo cinco veículos oficiais e fiscais presos dentro de seu estabelecimento.   do sigi vilares