Pular para o conteúdo principal

SÃO DESIDÉRIO: PROFISSIONAIS DA SAÚDE SÃO ORIENTADOS SOBRE A DENGUE, FEBRE CHIKUNGUNYA E O VÍRUS EBOLA


A Secretaria Municipal de Saúde por meio do Departamento de Vigilância Epidemiológica e Sanitária realizou na manhã desta quinta-feira, 27 no plenário da Câmara Municipal uma capacitação destinada aos profissionais que integram a rede hospitalar e de atenção básica, entre enfermeiros, médicos e técnicos em enfermagem, além dos agentes de endemias e a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU, com ênfase na classificação de risco e manejo dos pacientes com suspeita de Dengue, Chikungunya e Ebola, tendo como palestrantes o coordenador da Vigilância Sanitária, Dorimar Almeida, a enfermeira Roberta Dalmaso e o coordenador do SAMU, Adriano José.


Na capacitação, os profissionais receberam informações relativas aos aspectos clínicos da infecção pelo vírus Chikungunya, enfatizando a importância do diagnóstico diferencial para dengue e outras viroses. Também foram orientados sobre as medidas que deverão ser adotadas frente aos casos suspeitos da doença. "A febre Chikungunya é uma doença parecida com a dengue, transmitida pelo mosquito da dengue (Aedes aegypti infectado e, menos comumente, pelo mosquito Aedes albopictus)e pode provocar febre alta, dor de cabeça, dores fortes nas articulações e dores musculares", esclareceu a enfermeira, Roberta Dalmaso.


Segundo o coordenador do SAMU, Adriano José, o período médio de incubação da doença é de três e sete dias (podendo variar de 1 a 12 dias) e que não existe tratamento específico nem vacina disponível para prevenir a infecção por esse vírus. "O tratamento sintomático é o indicado. A doença pode manifestar-se clinicamente de três formas: aguda, subaguda e crônica. Na fase aguda os sintomas aparecem de forma brusca, e incluem febre alta, cefaleia, mialgia e artralgia (predominantemente nas extremidades e nas grandes articulações). Também é frequente a ocorrência de exantema maculopapular( erupção cutânea). Os sintomas costumam persistir por 7 a 10 dias, mas a dor nas articulações podem durar meses ou anos", alertou.


Adriano orientou também os profissionais sobre o vírus ebola. "Apesar de não ter casos notificados nesta região, os profissionais devem ter conhecimento sobre a doença e o manejo com pacientes enfermos, pois a febre hemorrágica ebola mata 60 a 90% das pessoas que se tornam clinicamente doentes com o vírus que é transmitido pelo contato com o sangue, fluido e tecidos corporais de pessoas infectadas e por isto devem tomar algumas medidas de proteção e imunização, como o uso de roupas privativas, óculos, máscara cirúrgica, sapatos fechados, protetor facial, luvas e capote/avental", explicou.


Para o coordenador da Vigilância Epidemiológica e Saúde do Trabalho, Dorimar Almeida, a solução para combater estas doenças são o conhecimento e a ações preventivas. “Para combater a dengue e a febre chikungunya é imprescindível a ajuda da população com os cuidados com armazenamento de água, limpeza dos reservatórios e a destinação do lixo, estas medidas simples eliminam os focos dos vetores transmissíveis. Assim, essas doenças demandam à sociedade e todos os serviços de saúde a importância de um sistema de vigilância atento, bem estruturado e com profissionais de saúde capacitados para detecção precoce e medidas de controle necessárias frente às necessidades de cada doença”, disse.


De acordo com o secretário de Saúde, Jeferson Barbosa esta capacitação é de extrema relevância, pois tem o intuito de preparar a equipe para como proceder com pacientes suspeitos destas doenças. "Dessa forma poderão estar em alerta com os casos suspeitos e também podem esclarecer algumas dúvidas da comunidade, além de notificar a vigilância para se obter o diagnóstico precoce por meio de exames laboratoriais e o tratamento específico”, ressaltou.

Texto e fotos: Adinete Batista

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bahia: Polícia identifica suspeito de matar ‘Carlinha do Laço’

O delegado Antônio Montenegro, da 3ª Delegacia de Homicídios (DH/ BTS), do Departamento de Homicídios (DHPP), informou que vai pedir a prisão do principal suspeito de envolvimento na morte de Carla Nadiele Moreira da Silva, de 27 anos, a Carlinha do Laço.Ele não informou a identidade do suspeito para não comprometer as investigações, mas confirmou que se trata de um traficante da Rua Diva Pimentel, no bairro Fazenda Grande do Retiro, em Salvador. “Um traficante que não fosse da localidade não iria para lá sabendo que ela estaria entre amigos e conhecidos”, afirmou o delegado.

Região de Irecê: Suspeitos de espancar e roubar idoso de 83 anos são presos pela PM em Itaguaçu da Bahia.

Neste domingo (25), por volta de 8h da manhã, em Itaguaçu da Bahia, uma Guarnição da Polícia Militar tomou conhecimento através de denúncia anônima que um dos indivíduos envolvidos no roubo e espancamento de um idoso identificado por Aldo Pereira de Carvalho, 83 anos, popular ‘Favela’, ocorrido na madrugada do último sábado (24), estaria escondido numa roça conhecida como Antônio Neves, nas proximidades do povoado denominado Saco Grande, zona rural do município. Chegando ao local, os policiais encontraram Marco Suel Oliveira da Silva. Ele foi  detido e confessou sua participação,  e ainda trouxe informações sobre os outros dois comparsas: Gilberto de Jesus Souza e Marcelo Feitosa da Silva. Gilberto foi detido em sua residência e informações de populares deram conta que Marcelo estava na casa de Igor de Carvalho Miranda, indivíduo suspeito de envolvimento no tráfico de drogas, segundo a Polícia Militar. Após chegar ao local indicado, a polícia localizou M...

FISCAIS DA ADAB E POLICIAIS MILITARES SÃO MANTIDOS EM CÁRCERE PRIVADO EM LATICÍNIO DO PREFEITO DE SERRA DOURADA

  Em uma operação de rotina fiscais da ADAB, com o apoio da polícia militar de Santa Maria da Vitória, foram supervisionar o laticínio Paladar, na cidade de Serra Dourada, de propriedade do empresário José Milton Frota de Souza, que está com o Registro de Inspeção Sanitária Suspenso. O estabelecimento clandestino foi flagrado produzindo queijo Mussarela em péssimas condições de consumo e higiene. José Milton, também é prefeito de Serra Dourada, e impediu os fiscais de realizarem o seu trabalho. O prefeito chegou com policial militar e chefe da guarda municipal trancou os portões do laticínio mantendo cinco veículos oficiais e fiscais presos dentro de seu estabelecimento.   do sigi vilares