Pular para o conteúdo principal

Pesquisa considera autênticas cartas psicografadas por Chico Xavier


 


Treze cartas escritas por Chico Xavier que teriam sido psicografadas do estudante Jair Presente foram consideradas autênticas em suas informações por uma pesquisa científica publicada pela revista Explore, da editora Elsevier, com sede na Holanda. Jair morreu afogado no interior de São Paulo em 3 de fevereiro de 1974. “Estas cartas produzem informações verificáveis.
Não são informações genéricas. Trazem nomes de pessoas, situações que aconteceram, e estas informações eram, de modo geral, verídicas”, disse a O Globo o psiquiatra Alexander Moreira-Almeida,  diretor do Núcleo de Pesquisas em Espiritualidade e Saúde (Nupes), da Universidade Federal de Juiz de Fora, que foi orientador da pesquisa. 

O estudo das cartas que teriam sido escritas por Jair faz parte de uma série feita pelos pesquisadores Alexandre Caroli Rocha e Denise Paraná no pós-doutorado. Eles entrevistaram em detalhes familiares e pessoas que tiveram acesso aos casos descritos nas cartas e fizeram checagem em reportagens e documentos da época.

Chico Xavier, que morreu em 2002, foi acusado de infiltrar seguidores entre o público durante as seções espíritas para coletar informações essenciais e colocá-las nas cartas.
“A grande limitação do estudo é que estamos analisando fatos que aconteceram 20, 30 anos atrás. 

É difícil ter certeza do grau de informações passadas para Chico Xavier”, reconhece Almeida. Mas afirma: “Houve casos nos quais as pessoas que forma obter a carta com Chico Xavier tinham aquela informação que estava na mensagem. Apenas posteriormente foi feita uma investigação pelos próprios familiares para descobrir que aquelas informações eram também verídicas”.

A pesquisa afirma apenas, no entanto, que as informações das cartas são verdadeiras, não que foram escritas por alguém já morto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bahia: Polícia identifica suspeito de matar ‘Carlinha do Laço’

O delegado Antônio Montenegro, da 3ª Delegacia de Homicídios (DH/ BTS), do Departamento de Homicídios (DHPP), informou que vai pedir a prisão do principal suspeito de envolvimento na morte de Carla Nadiele Moreira da Silva, de 27 anos, a Carlinha do Laço.Ele não informou a identidade do suspeito para não comprometer as investigações, mas confirmou que se trata de um traficante da Rua Diva Pimentel, no bairro Fazenda Grande do Retiro, em Salvador. “Um traficante que não fosse da localidade não iria para lá sabendo que ela estaria entre amigos e conhecidos”, afirmou o delegado.

Região de Irecê: Suspeitos de espancar e roubar idoso de 83 anos são presos pela PM em Itaguaçu da Bahia.

Neste domingo (25), por volta de 8h da manhã, em Itaguaçu da Bahia, uma Guarnição da Polícia Militar tomou conhecimento através de denúncia anônima que um dos indivíduos envolvidos no roubo e espancamento de um idoso identificado por Aldo Pereira de Carvalho, 83 anos, popular ‘Favela’, ocorrido na madrugada do último sábado (24), estaria escondido numa roça conhecida como Antônio Neves, nas proximidades do povoado denominado Saco Grande, zona rural do município. Chegando ao local, os policiais encontraram Marco Suel Oliveira da Silva. Ele foi  detido e confessou sua participação,  e ainda trouxe informações sobre os outros dois comparsas: Gilberto de Jesus Souza e Marcelo Feitosa da Silva. Gilberto foi detido em sua residência e informações de populares deram conta que Marcelo estava na casa de Igor de Carvalho Miranda, indivíduo suspeito de envolvimento no tráfico de drogas, segundo a Polícia Militar. Após chegar ao local indicado, a polícia localizou M...

FISCAIS DA ADAB E POLICIAIS MILITARES SÃO MANTIDOS EM CÁRCERE PRIVADO EM LATICÍNIO DO PREFEITO DE SERRA DOURADA

  Em uma operação de rotina fiscais da ADAB, com o apoio da polícia militar de Santa Maria da Vitória, foram supervisionar o laticínio Paladar, na cidade de Serra Dourada, de propriedade do empresário José Milton Frota de Souza, que está com o Registro de Inspeção Sanitária Suspenso. O estabelecimento clandestino foi flagrado produzindo queijo Mussarela em péssimas condições de consumo e higiene. José Milton, também é prefeito de Serra Dourada, e impediu os fiscais de realizarem o seu trabalho. O prefeito chegou com policial militar e chefe da guarda municipal trancou os portões do laticínio mantendo cinco veículos oficiais e fiscais presos dentro de seu estabelecimento.   do sigi vilares