Pular para o conteúdo principal

JURÍDICO - PENSÃO ALIMENTÍCIA: VERDADES E MITOS Parte I



Marcos Souza Filho

Recebo sempre e-mails com dúvidas acerca de pensão alimentícia. Como o tema é tão abrangente quanto polêmico, o dividi em duas partes, num suposto jogo de verdades e mitos.



Desde já, saliento que a intenção não é esgotar o assunto, mas, de forma genérica, esclarecer alguns pontos obscuros e pretensas verdades. Vamos lá!



1) A mãe tem que esperar o filho nascer para pedir a pensão alimentícia.



MITO! Desde 2008, a lei prevê que a gestante possa ingressar com uma ação requerendo os chamados “alimentos gravídicos”. Resumidamente, tais alimentos abrangem os valores suficientes para cobrir as despesas do período de gravidez, como a alimentação, assistência médica e psicológica, exames complementares, internações, parto, medicamentos...




2) O pai deve arcar com a maior parte das despesas do filho.



MITO! Não podemos esquecer que vivemos em um país onde homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações. Portanto, ambos são responsáveis solidariamente pelas despesas com a educação, a saúde e o lazer dos filhos.



3) Tem direito a pensão ainda quem não foi casado ou não tem filho.



VERDADE! Faz jus a pensão todo aquele que necessite, independentemente de ter sido casado ou ter um filho dependente. Deste modo, quem viveu em união estável, ainda que sem filhos desta união, pode, se demonstrada a necessidade, pedir pensão alimentícia ao ex-companheiro(a).




4) A lei exige que seja cobrado 30% do valor do salário/remuneração daquele que irá pagar a pensão.



MITO! O que temos que ter em mente sempre quando se trata de pensão é: a possibilidade de quem deve e a necessidade de quem recebe. Então, apesar de frequentemente ouvirmos dizer que Fulano (a) recebe 30% de pensão do (a) ex-companheiro (a), essa porcentagem não está estabelecida em lei, nem é regra.



5) Se o pai (ou a mãe) não puder arcar com a pensão, os avós são obrigados a fazer no seu lugar.



VERDADE... Por mais estranho que pareça! Caso o responsável não possa custear as necessidades do dependente – seja por desemprego, por doença que o afaste do trabalho, ou por não ser encontrado - a lei estabelece que um ascendente direto o faça. Agora, atenção! A obrigação dos avós só surge em último caso, se realmente for demonstrado que o pai (ou mãe) não possa.



Não perca na próxima coluna, Pensão Alimentícia - Parte II: a verdade continua?



*é advogado e professor. Envie suas dúvidas, comentários e críticas para o msouzafilho@outlook.com

fonte irece reporter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bahia: Polícia identifica suspeito de matar ‘Carlinha do Laço’

O delegado Antônio Montenegro, da 3ª Delegacia de Homicídios (DH/ BTS), do Departamento de Homicídios (DHPP), informou que vai pedir a prisão do principal suspeito de envolvimento na morte de Carla Nadiele Moreira da Silva, de 27 anos, a Carlinha do Laço.Ele não informou a identidade do suspeito para não comprometer as investigações, mas confirmou que se trata de um traficante da Rua Diva Pimentel, no bairro Fazenda Grande do Retiro, em Salvador. “Um traficante que não fosse da localidade não iria para lá sabendo que ela estaria entre amigos e conhecidos”, afirmou o delegado.

Região de Irecê: Suspeitos de espancar e roubar idoso de 83 anos são presos pela PM em Itaguaçu da Bahia.

Neste domingo (25), por volta de 8h da manhã, em Itaguaçu da Bahia, uma Guarnição da Polícia Militar tomou conhecimento através de denúncia anônima que um dos indivíduos envolvidos no roubo e espancamento de um idoso identificado por Aldo Pereira de Carvalho, 83 anos, popular ‘Favela’, ocorrido na madrugada do último sábado (24), estaria escondido numa roça conhecida como Antônio Neves, nas proximidades do povoado denominado Saco Grande, zona rural do município. Chegando ao local, os policiais encontraram Marco Suel Oliveira da Silva. Ele foi  detido e confessou sua participação,  e ainda trouxe informações sobre os outros dois comparsas: Gilberto de Jesus Souza e Marcelo Feitosa da Silva. Gilberto foi detido em sua residência e informações de populares deram conta que Marcelo estava na casa de Igor de Carvalho Miranda, indivíduo suspeito de envolvimento no tráfico de drogas, segundo a Polícia Militar. Após chegar ao local indicado, a polícia localizou M...

FISCAIS DA ADAB E POLICIAIS MILITARES SÃO MANTIDOS EM CÁRCERE PRIVADO EM LATICÍNIO DO PREFEITO DE SERRA DOURADA

  Em uma operação de rotina fiscais da ADAB, com o apoio da polícia militar de Santa Maria da Vitória, foram supervisionar o laticínio Paladar, na cidade de Serra Dourada, de propriedade do empresário José Milton Frota de Souza, que está com o Registro de Inspeção Sanitária Suspenso. O estabelecimento clandestino foi flagrado produzindo queijo Mussarela em péssimas condições de consumo e higiene. José Milton, também é prefeito de Serra Dourada, e impediu os fiscais de realizarem o seu trabalho. O prefeito chegou com policial militar e chefe da guarda municipal trancou os portões do laticínio mantendo cinco veículos oficiais e fiscais presos dentro de seu estabelecimento.   do sigi vilares