
Na
última terça-feira (19), a senhora Luziana Alves Dantas esteve no
Programa Voz da Cidade apresentado pelo radialista Fernando Pop,
auxiliado pelo Repórter Agnaldo Santos, para denunciar a negligência que
o seu esposo Protácio Mendes Matos Filho vem sofrendo por parte da
Secretaria de Saúde de Luis Eduardo Magalhães.
De acordo com a cidadã Luziana, seu marido sentiu fortes dores no canal
da uretra e precisou trocar uma sonda no posto Osvaldo Cruz, que fica
localizado no Bairro Santa Cruz. Ao chegar ao local, a atendente
informou que as profissionais iriam até o doente, que ela pudesse voltar
tranquila que uma equipe iria até o local para fazer a troca da sonda.
Quatro horas se passaram e foi quando a equipe composta por uma auxiliar
e uma outra mulher chegou retirando a sonda e dizendo que já tinha
trocado. Depois que as mulheres foram embora o senhor Protácio começou a
sentir fortes dores, foi quando Luiziana e seu esposo se dirigiram até a
UPA. “Quando chegamos lá, meu marido foi transferido para a
Policlínica, e ao ser atendido ficou surpreso ao saber pelo médico que
não tinha nenhuma sonda no canal da uretra e, disse ainda que eu o
levasse de volta para a UPA com urgência, pois ele já estava com uma
forte hemorragia e podia-se sentir forte mau cheiro”, desabafou a
senhora Luziana.
A senhora Luziana indignada com o mau atendimento, se direcionou até a
Prefeitura para denunciar os maus tratos em que seu marido fora
atendido. De nada adiantou, pois devido ao estado de seu esposo, teve
que voltar à UPA.
Ainda assim, de acordo com a senhora Luziana, seu Protácio passou por
vários constrangimentos até que desmaiou por conta das fortes dores que
estava sentindo. “Chegando ao UPA, as enfermeiras se negaram a colocar a
sonda no meu marido alegando que ele estava fedendo e que só faria o
procedimento depois que eu desse banho nele. Expliquei que sozinha eu
não daria conta, por ele ser pesado e não conseguir se mexer”.
Segundo a esposa de Seu Protácio, o médico que os atendeu, disse que o
caso era grave e que ele deveria ser transferido para o HO em Barreiras.
Depois de muita discussão e sob a ameaça de denúncias e de que ia
quebrar tudo dentro da unidade, as enfermeiras deram banho no seu
Protácio, porém o devido atendimento não o fora dado. De acordo com o
médico, o senhor só poderia ser atendido em Barreiras, no Hospital do
Oeste. “Meu marido já estava desmaiado de tanta dor e o médico me disse
que ele não chegaria até Barreiras com vida. E foi aí que as atendentes,
depois de muito pedir, me prometeram que iriam até minha casa colocar a
sonda nele. Estou desempregada e moro em uma kit net alugada no Bairro
Santa Cruz. Não sei mais o que fazer, um simples atendimento fora negado
ao meu marido e não tenho dinheiro para pagar um tratamento digno”,
desabafou a mulher em entrevista no Programa A Voz da Cidade.
Segundo Dona Luziana, seu esposo está com grandes escaras já
apodrecendo, por falta de atendimento médico e que pediu à Prefeitura de
Luis Eduardo Magalhães uma cama de Hospital e um colchão casca de ovo e
foi dito que a prefeitura não tinha condições de comprar, pois era
muita cara.
De acordo com a senhora, até agora ninguém da Prefeitura de Luis Eduardo
Magalhães foi até sua residência. Ela já deu parte no Ministério
Público para que haja justiça.
Fonte: Departamento Jornalístico Rádio Cidade Lem
Comentários
Postar um comentário