Cinco mil famílias de agricultores familiares do semiárido baiano estão
sendo beneficiadas com a operacionalização de crédito de fomento no
valor de R$ 3 mil por família, totalizando R$ 15 milhões. Essa é uma das
diversas ações que o Governo do Estado vem desenvolvendo para minimizar
os efeitos da seca em diversas regiões, sendo que, em alguns casos, com
o apoio do governo federal, por meio de vários projetos sociais.
Para o atendimento a esses produtores do seminário, por exemplo, foi
assinado um acordo de cooperação entre os governos federal e estadual,
que prevê a convergência das políticas públicas de Assistência Técnica
de Extensão Rural (Ater), água para produção e fomento produtivo, por
meio do qual as famílias recebem apoio financeiro voltado para a
melhoria da produção. O dinheiro é creditado diretamente na conta
bancária das famílias beneficiadas.
Dentro das ações do Plano Brasil Sem Miséria e Programa Vida Melhor, do
Governo da Bahia, a cooperação é resultado da parceria entre os
ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA) e do Desenvolvimento Social
e Combate à Fome (MDS), e o governo estadual, por meio das secretarias
da Agricultura (Seagri) e do Desenvolvimento Social e Combate à pobreza
(Sedes).
Esta semana, o Governo do Estado declarou situação de emergência em 110
municípios castigados pela estiagem. Por meio de decreto, o Estado
autorizou a mobilização de todos os órgãos estaduais, no âmbito das suas
competências, para “envidar esforços no intuito de apoiar ações de
resposta ao desastre, reabilitação do cenário e reconstrução”.
Cisternas
Em Paulo Afonso, na região norte, estão em desenvolvimento ações - com
98% das metas concluídas - de implementação de estruturas hídricas que
beneficiam 151 famílias de agricultores familiares, por meio de convênio
entre a Sedes e o MDS. No total, os investimentos somam R$ 5,3 milhões
para a construção de cisternas, barragens, barreiros, além da limpeza de
aguadas, contemplam também os municípios de Santa Brígida, Jeremoabo,
Rodelas e Glória.
Ainda no semiárido baiano, um segundo convênio firmado entre Sedes e MDS
garante mais R$ 2,1 milhões para a implementação de 146 cisternas de
produção e 90 barreiros trincheira familiar em Paulo Afonso, Glória e
Chorrochó. As ações são executadas pela ONG Assessoria Gestão em Estudos
da Natureza Desenvolvimento Humano e Agroecologia (Agendha).
Municípios em estado de emergência:
Abaíra, Abaré, América Dourada, Anagé, Aracatu, Baixa Grande, Barra,
Barra do Mendes, Barro Alto, Belo Campo, Boa Nova, Boa Vista do Tupim,
Bom Jesus da Serra, Bonito, Brumado, Caculé, Caetanos, Cafarnaum,
Canarana, Cândido Sales, Canudos, Capela do Alto Alegre, Capim Grosso,
Caraíbas, Carinhanha, Central, Conceição do Coité, Condeúba, Contendas
do Sincorá, Cordeiros, Cravolândia, Dom Basílio, Encruzilhada, Érico
Cardoso, Feira de Santana, Gavião, Gentio do Ouro, Guajeru, Ibiassucê,
Ibipeba, Ibipitanga, Ibiquera, Ibitiara, Ibititá, Ibotirama, Ichu,
Igaporã, Irecê, Itaberaba, Itaetê, Itaguaçu da Bahia, Itiruçu, Itiúba,
Ituaçu, Jacaraci, Jacobina, Jequié, João Dourado, Juazeiro, Jussara,
Lafaiete Coutinho, Lagedo do Tabocal, Lagoa Real, Lajedinho, Lapão,
Licínio de Almeida, Macajuba, Macaúbas, Macururé, Maetinga, Malhada de
Pedras, Maracás, Marcionílio Souza, Mirangaba, Monte Santo, Morpará,
Mortugaba, Mulungu do Morro, Nordestina, Nova Fátima, Oliveira dos
Brejinhos, Palmas de Monte Alto, Paramirim, Paratinga, Pé de Serra,
Piatã, Pindaí, Pintadas, Piripá, Planalto, Presidente Jânio Quadros,
Quijingue, Remanso, Riachão do Jacuípe, Rio de Contas, Rio do Antônio,
Rio do Pires, Ruy Barbosa, Santa Inês, São Gabriel, SEABRA, Sebastião
Laranjeiras, Senhor do Bonfim, Sobradinho, Tanhaçu, Tanque Novo,
Tremedal, Uauá, Várzea da Roça, Várzea Nova.


Comentários
Postar um comentário