Pular para o conteúdo principal

UM ANO E MEIO SE PASSOU E O LIXÃO DE LUIS EDUARDO MAGALHÃES CONTINUA CERCANDO OS MORADORES DO BAIRRO CIDADE UNIVERSITÁRIA E RESIDENCIAL 90

No início de Fevereiro do ano passado (2013), em Luis Eduardo Magalhães, Oeste da Bahia, uma manifestação foi feita por conta do lixo da cidade inteira que estava sendo despejado no Bairro Cidade Universitária.
Uma semana após as manifestações, uma reunião foi feita na Prefeitura e a solução foi divulgada no site da Prefeitura Municipal. De acordo com a matéria, o lixão municipal seria transferido para uma área distante 12 km do centro da cidade. Este que tem trinta mil metros quadrados foi doado por um grande empresário da cidade em uma parceria com o município.
Segundo o próprio Prefeito Municipal de Luis Eduardo Magalhães Humberto Santa Cruz, a partir deste acordo, e com o terreno já cercado, após 60 dias o projeto já estaria a pleno vapor.
Em Abril ainda de 2013, um novo questionamento fora feito pelo veículo de comunicação Jornal A TARDE. Devido ao crescimento do lixão, este chegava a 10 metros das casas do Bairro Cidade Universitária e Residencial 90.
A população que mora próximo a esse lixão, desde o ano passado tinha como principais preocupações as doenças, ratos, mau cheiro, baratas, bichos peçonhentos e falta de privacidade das próprias famílias, que sequer podiam se utilizar de seus quintais e outras dependências das casas, umas vez que em alguns cômodos o mau cheiro é ainda pior.
Ontem (29), o Programa Voz da Cidade da Rádio Cidade AM 670, comandado pelo Radialista Fernando Pop com o auxílio do Repórter Agnaldo Santos, várias informações a respeito desta verdadeira “novela”, como disse Fernando Pop, foi levado para que o ouvinte entendesse a gravidade do problema que ainda assola a população destas localidades.
O Repórter Agnaldo Santos foi no local destinado para o novo lixão e, de acordo com um fazendeiro que lá estava, disse que se depender dos fazendeiros vizinhos, o lixão não passará a ser lá.
Alguns moradores do bairro Cidade Universitária e Residencial 90 foram entrevistados e estes estão revoltados, pois após um ano e meio, absolutamente nada foi feito para regularizar o lixão do município e tudo continua sendo despejado lá. “O Prefeito disse que ia fazer, prometeu, fez propaganda de que as coisas já estavam encaminhadas e nada foi feito! Isso é revoltante! Temos que procurar os cômodos em que menos o vento alcança, caso contrário, não conseguimos sequer almoçar por causa do mau cheiro”, disse revoltada Dona Maria, moradora do bairro Cidade Universitária.
De acordo com uma nota emitida pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Luis Eduardo Magalhães, “Para implantação do Aterro Sanitário aguardamos a finalização do Plano Municipal de Saneamento Básico que tem previsão de ser concluído em dezembro deste ano. Este plano contemplará as ações a curto, médio e longo prazo para gerenciamento e execução da água potável, esgotamento sanitário, drenagem urbana e resíduos sólidos do município. Em breve será informada data e local de uma audiência pública para tratar do tema”.
O Programa Voz da Cidade questionou diante da nota de esclarecimento, as datas anteriores divulgadas para a entrega enfim, do novo aterro sanitário. Questionamento esse que paira sob a sociedade luiseduardense.

www.fernandopop.com 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bahia: Polícia identifica suspeito de matar ‘Carlinha do Laço’

O delegado Antônio Montenegro, da 3ª Delegacia de Homicídios (DH/ BTS), do Departamento de Homicídios (DHPP), informou que vai pedir a prisão do principal suspeito de envolvimento na morte de Carla Nadiele Moreira da Silva, de 27 anos, a Carlinha do Laço.Ele não informou a identidade do suspeito para não comprometer as investigações, mas confirmou que se trata de um traficante da Rua Diva Pimentel, no bairro Fazenda Grande do Retiro, em Salvador. “Um traficante que não fosse da localidade não iria para lá sabendo que ela estaria entre amigos e conhecidos”, afirmou o delegado.

Região de Irecê: Suspeitos de espancar e roubar idoso de 83 anos são presos pela PM em Itaguaçu da Bahia.

Neste domingo (25), por volta de 8h da manhã, em Itaguaçu da Bahia, uma Guarnição da Polícia Militar tomou conhecimento através de denúncia anônima que um dos indivíduos envolvidos no roubo e espancamento de um idoso identificado por Aldo Pereira de Carvalho, 83 anos, popular ‘Favela’, ocorrido na madrugada do último sábado (24), estaria escondido numa roça conhecida como Antônio Neves, nas proximidades do povoado denominado Saco Grande, zona rural do município. Chegando ao local, os policiais encontraram Marco Suel Oliveira da Silva. Ele foi  detido e confessou sua participação,  e ainda trouxe informações sobre os outros dois comparsas: Gilberto de Jesus Souza e Marcelo Feitosa da Silva. Gilberto foi detido em sua residência e informações de populares deram conta que Marcelo estava na casa de Igor de Carvalho Miranda, indivíduo suspeito de envolvimento no tráfico de drogas, segundo a Polícia Militar. Após chegar ao local indicado, a polícia localizou M...

FISCAIS DA ADAB E POLICIAIS MILITARES SÃO MANTIDOS EM CÁRCERE PRIVADO EM LATICÍNIO DO PREFEITO DE SERRA DOURADA

  Em uma operação de rotina fiscais da ADAB, com o apoio da polícia militar de Santa Maria da Vitória, foram supervisionar o laticínio Paladar, na cidade de Serra Dourada, de propriedade do empresário José Milton Frota de Souza, que está com o Registro de Inspeção Sanitária Suspenso. O estabelecimento clandestino foi flagrado produzindo queijo Mussarela em péssimas condições de consumo e higiene. José Milton, também é prefeito de Serra Dourada, e impediu os fiscais de realizarem o seu trabalho. O prefeito chegou com policial militar e chefe da guarda municipal trancou os portões do laticínio mantendo cinco veículos oficiais e fiscais presos dentro de seu estabelecimento.   do sigi vilares