Pular para o conteúdo principal

casos de coqueluche na Bahia aumentaram 25% comparados ao mesmo período do ano passado

Os casos de coqueluche na Bahia  aumentaram 25% comparados ao mesmo período do ano passado, conforme os dados da Secretaria de Saúde do Estado. Em 2014, 159 pacientes já tiveram a doença na Bahia. Na região norte do estado, na cidade de Juazeiro, até agora foram registrados três casos, sendo que, no ano passado, nesse mesmo período, apenas uma pessoa foi infectada com a doença. De acordo com o diretor de vigilância de saúde do município, Klinger Farias, o aumento do número de pessoas durante a Copa do Mundo e o clima podem ser a explicação para o aumento dos casos em Juazeiro. "É uma das situações que pode ter vindo com a Copa, como também com a nossa mudança climática. O tratamento é feito com antibiótico ou terapia e, também, a prevenção pode ser feita com vacinação, que é com a penta valente", relata. Sângela Maria, mãe de uma bebê de quatro meses, informou que a médica resolveu isolar todos da casa quando descobriu que a criança estava com a doença. "Quando ela [médica] descobriu que estava com coqueluche ela me isolou, me colocou em um quarto separado das outras crianças", conta. (G1)

Comentários