Pular para o conteúdo principal

POPULAÇÃO DE BARREIRAS É SENSIBILIZADA PARA GARANTIR FUNCIONAMENTO DA REDE DE ESGOTO




 Em ação focada junto aos moradores dos residenciais Barreiras I e Arboreto I e II, em Barreiras, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) realizou no final do mês passado uma mobilização para diminuir o despejo de lixo na rede de esgoto pela população A equipe social da empresa entregou durante dois dias,em cerca de 700 imóveis, material educativo com dicas práticas para que a população apóie a manutenção da rede evitando entupimento e extravasamento nas instalações internas dos imóveis e na rede de esgoto. 

A autônoma Ana Keila de Araújo Bonfim, 31, moradora do Arboreto I, acredita que a ação é válida pois muitos moradores não sabem que qualquer tipo de lixo como fio dental, cotonete e até fios de cabelo podem entupir a rede.  “Eu separo até o óleo da cozinha para uma amiga fazer sabão. É uma questão de rotina e hábito e que todos precisam se adaptar ao ter a rede de esgoto”, diz.  O objetivo da ação, segundo a assistente social, Geisa Mendes, é alertar os moradores dos bairros onde é prestado o serviço de coleta e tratamento do esgoto sobre as conseqüências do mau uso da rede de esgoto. 
“Ao jogar lixo na rede o morador pode causar um entupimento e o retorno do esgoto para a própria casa e na rua, causando incômodos como mau cheiro e doenças”. Segundo a Embasa, a limpeza e desentupimento vêm sendo realizados a cada dois dias nestes bairros e já foram encontrados em trechos da rede de esgoto grandes quantidades de pano, fraldas descartáveis e até pedaços de madeira. 
A proprietária do salão de beleza, Cristina dos Santos, 35, que também mora no Arboreto I, concorda que a população precisa se conscientizar de que ao jogar lixo na rede de esgoto vai prejudicar o próprio bairro. “Uma das vantagens de ter a rede é não ter o mau cheiro e o esgoto passando na porta das casas. Ao deixar de jogar o lixo na rede, contribuímos para o nosso bem estar. Quando entope o esgoto é preciso quebrar até a rede interna causando muito transtorno”. 
Embora a manutenção do sistema de esgoto seja de responsabilidade da concessionária o gerente da Embasa em Barreiras, Marcos Rogério Moreira, acredita que é dever da população cuidar e manter o bom funcionamento da rede de esgoto. “Deixar de jogar lixo na rede é o principal forma de manter a rede de esgoto em perfeitas condições”, afirma. Em caso de entupimentos e extravasamentos, a Embasa recomenda à população comunicar pelo teleatendimento 0800 0555 195 ou se dirigindo à loja de atendimento mais próxima. 
Assessoria de Comunicação da Embasa
Unidade Regional de Barreiras (UNB)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bahia: Polícia identifica suspeito de matar ‘Carlinha do Laço’

O delegado Antônio Montenegro, da 3ª Delegacia de Homicídios (DH/ BTS), do Departamento de Homicídios (DHPP), informou que vai pedir a prisão do principal suspeito de envolvimento na morte de Carla Nadiele Moreira da Silva, de 27 anos, a Carlinha do Laço.Ele não informou a identidade do suspeito para não comprometer as investigações, mas confirmou que se trata de um traficante da Rua Diva Pimentel, no bairro Fazenda Grande do Retiro, em Salvador. “Um traficante que não fosse da localidade não iria para lá sabendo que ela estaria entre amigos e conhecidos”, afirmou o delegado.

Região de Irecê: Suspeitos de espancar e roubar idoso de 83 anos são presos pela PM em Itaguaçu da Bahia.

Neste domingo (25), por volta de 8h da manhã, em Itaguaçu da Bahia, uma Guarnição da Polícia Militar tomou conhecimento através de denúncia anônima que um dos indivíduos envolvidos no roubo e espancamento de um idoso identificado por Aldo Pereira de Carvalho, 83 anos, popular ‘Favela’, ocorrido na madrugada do último sábado (24), estaria escondido numa roça conhecida como Antônio Neves, nas proximidades do povoado denominado Saco Grande, zona rural do município. Chegando ao local, os policiais encontraram Marco Suel Oliveira da Silva. Ele foi  detido e confessou sua participação,  e ainda trouxe informações sobre os outros dois comparsas: Gilberto de Jesus Souza e Marcelo Feitosa da Silva. Gilberto foi detido em sua residência e informações de populares deram conta que Marcelo estava na casa de Igor de Carvalho Miranda, indivíduo suspeito de envolvimento no tráfico de drogas, segundo a Polícia Militar. Após chegar ao local indicado, a polícia localizou M...

FISCAIS DA ADAB E POLICIAIS MILITARES SÃO MANTIDOS EM CÁRCERE PRIVADO EM LATICÍNIO DO PREFEITO DE SERRA DOURADA

  Em uma operação de rotina fiscais da ADAB, com o apoio da polícia militar de Santa Maria da Vitória, foram supervisionar o laticínio Paladar, na cidade de Serra Dourada, de propriedade do empresário José Milton Frota de Souza, que está com o Registro de Inspeção Sanitária Suspenso. O estabelecimento clandestino foi flagrado produzindo queijo Mussarela em péssimas condições de consumo e higiene. José Milton, também é prefeito de Serra Dourada, e impediu os fiscais de realizarem o seu trabalho. O prefeito chegou com policial militar e chefe da guarda municipal trancou os portões do laticínio mantendo cinco veículos oficiais e fiscais presos dentro de seu estabelecimento.   do sigi vilares