A
Prefeitura Municipal de São Desidério por meio da Secretaria de Saúde
entregou na manhã de quinta-feira, 17, um aparelho de Ultrassonografia
Obstétrica que irá beneficiar as gestantes em exames via transvaginal
com uma melhor qualidade de imagem e diagnósticos mais precisos da
criança. A entrega do aparelho contou com presença do secretário de
Saúde, Jeferson Barbosa, Vice-prefeito Reginaldo Cesar, vereadores,
secretários de governo e do presidente da câmara de vereadores, Manoel
Bega. Mais de 50 exames foram realizados na quinta-feira, 17.
O
exame de Ultrassom é uma forma de avaliação da gestação no primeiro
trimestre. A utilização da via transvaginal proporciona uma melhor
qualidade em imagem, com elevado grau de resolução, que nos permite
diagnósticos mais precoces e precisos, sem trazer nenhum malefício ao
embrião, ou risco à gestação. “É um momento importante para a saúde de
São Desidério e, para o hospital principalmente com a instalação e
funcionamento desse aparelho de ultrassom, porque a partir de hoje todas
as ultrassonografias das pacientes de São Desidério vão está sendo
realizadas no hospital”, emocionado falou o secretário de Saúde,
Jeferson Barbosa.
“Nós
vamos atender toda a demanda do município. Agora não terá mais
necessidade de um paciente ir a Barreiras para fazer o exame de
ultrassom. Quanto as internas e as que estão previamente marcadoas serão
todas atendidas. Portanto, é um avanço significativo para saúde e para
toda gestante saodesideriana. Vale lembrar que diminuirá os custos para o
município, porque não terá necessidade de gastar com convênios,
clinicas que fazem esse exame. O aparelho de ultrassonografia foi
adquirido com recursos do município”, ressaltou o secretário de Saúde,
Jeferson Barbosa.
A
dona de casa Célia Gonsalves que mora no distrito de Roda Velha II, a
130 km da sede, chegou bem cedo no Hospital e Maternidade Nossa Senhora
Aparecida para fazer o segundo exame de ultrassonografia. Grávida de
oito meses da futura Maria Ancelma, dona Célia agradece pelo o avanço na
saúde. “É um ganho muito grande para todas as gestantes, antes eu tinha
que ir para Barreiras fazer esse exame de ultrassom, e hoje estou aqui
em São Desidério para fazer a segunda ultrassonografia. Muito bom,
agradeço pelo avanço que a cada dia a nossa cidade está ganhando”,
disse.
Os
exames de ultrassom serão realizados três dias na semana, segunda,
quarta e sexta. “Com certeza é um avanço na saúde de São Desidério, hoje
as gestantes do nosso município vão poder fazer os exames sem sair da
sua cidade. Todo esse desenvolvimento faz parte de uma boa
administração, de um governo municipal que tem compromisso com seu
povo”, disse o vice-prefeito Reginaldo Cesar.
Texto: Diego Souza
Fotos: Rodney Martins
Fotos: Rodney Martins





Comentários
Postar um comentário