Pular para o conteúdo principal

Saúde: HIV chegou aos EUA muito antes do ‘paciente zero’, revela estudo

Gaétan Dugas, considerado como o 'paciente zero' do HIV

A conclusão de um novo estudo veio para inocentar um dos pacientes mais demonizados na história. Gaétan Dugas, mundialmente conhecido como ‘paciente 0’ por supostamente ter sido a primeira pessoa com HIV nos Estados Unidos, e acusado de ser o responsável pela epidemia de aids no país na década de 1980. Uma pesquisa publicada na quarta-feira na revista científica Nature, mostrou que o vírus chegou aos EUA alguns anos antes de Dugas e que ele era apenas mais uma das milhares de pessoas infectadas na década de 1970.
De origem canadense, Dugas era um comissário de bordo homossexual, que passou a visitar os Estados Unidos após ser contratado pela empresa aérea Air Canadá.

Médicos e cientistas só identificaram a aids e o HIV a partir de 1981, quando os sintomas incomuns da infecção começaram a aparecer em homens americanos homossexuais. Mas, ao analisar amostras de plasma colhidas em homens que moravam em São Francisco e Nova York, ambas nos Estados Unidos, em 1978 e 1979, pesquisadores da Universidade do Arizona, também nos EUA, descobriram que essas pessoas estavam contaminadas com o HIV desde a década de 1970 e, portanto, muito antes da chegada de Dugas ao país. Essas amostras haviam sido colhidas para uma pesquisa sobre hepatite e permaneceram armazenadas desdes então. 
Os pesquisadores também analisaram o código genético do HIV encontrado no sangue de Dugas e concluíram que ele era bem diferente daqueles encontrados nos pacientes da década de 1970. Ou seja, o vírus em seu sangue não era o “pai” da epidemia da doença.
“As amostras contêm tanta diversidade genética que não poderia ter se originado no final de 1970. Podemos colocar as datas mais precisas sobre as origens da epidemia nos EUA em cerca de 1970 ou 1971.”, disse Michael Worobey, um dos autores do estudo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ENFIARAM O CABO DE VASSOURAS NO ÂNUS DO DETENTO

O interno do Conjunto Penal de Itabuna, Albergesson Santos Ferreira, que foi espancado por outros integrantes de ala no último dia 29, segunda feira, voltou a ser socorrido no Hospital de Base, vitimado, mais uma vez, por violência de companheiros de presídio. Ontem , além de espancarem Albergesson, ainda introduziram um cabo de vassoura no ânus dele. O presidiário, acusado de assalto na rodoviária de Itabuna, deu entrada no Base com muitas dores e ensaguentado.

Vídeo: Mulher foge de motel pelada após ser pega pelo marido na cama com outro.

Um vídeo curioso está viralizando pelo WhatApp. Segundo os boatos, quem aparece nas imagens é uma mulher que supostamente estava fugindo do marido após ser pega na cama com outro. O vídeo se passa na BR101, em Itapema, onde a mulher passa correndo pelos carros, sem nenhuma roupa, e entra no carro de um estranho para pedir ajuda. ( Varela Notícias)

LEM: ACIDENTE ACONTECE NO CRUZAMENTO DAS RUAS CLÉRISTON ANDRADE E RONDÔNIA A BATIDA FOI TÃO FORTE QUE DERRUBOU O POSTE DA RUA E CAIU SOBRE A CAMINHONETE AMAROK

O acidente foi por volta das 20h30 da noite deste sábado, 30, no cruzamento das ruas Clériston Andrade e Rondônia, no centro de LEM, e envolveu duas caminhonetes, deixando três feridos. O acidente – A caminhonete Ford Ranger era conduzida em alta velocidade por um condutor de ome Hudson Ferreira, de 25 anos. Ele trafegava de faróis apagados e não obedeceu a preferência da outra caminhonete conduzida por Laércio Alves, de 52 anos, que trafegava com sua VW Amarok pela Rua Rondônia. Com o impacto da batida, a Hilux foi lançada ainda contra um poste que acabou caindo. Feridos – Ambos os condutores ficaram feridos, além de uma mulher passageira da Amarok, identificada como Eliana Batista. Os feridos foram atendidos no local pelo SAMU e encaminhados para a UPA. Fuga e versão – Primeiro, o condutor da Ranger evadiu-se do local do acidente, dizendo que era um pedestre que havia se ferido quando caminhava pelo local. Depois retornou ao lado da mãe dizendo