Pular para o conteúdo principal

Correntina: Ministério Público convoca para audiência pública que debaterá causas da redução na vazão do Rio Corrente

Protesto realizado em novembro de 2015. Foto: Jornal O Expresso.
O Ministério Público do Estado da Bahia, através da Promotora de Justiça Regional Ambiental de Bom Jesus da Lapa Designada, Luciana Espinheira da Costa Khoury, convocou representantes de órgãos públicos e privados e de movimentos sociais, para uma audiência pública nesta sexta-feira (29), a partir das 8h30, na Pousada Águas Cristalinas, Avenida Beira Rio, em Correntina, “com a finalidade de coletar, junto aos movimentos sociais, ao poder público, às comunidades tradicionais do Cerrado e à sociedade da região da Bacia do Corrente, elementos que embasem” o Inquérito Civil Público que investiga as causas da redução de vazão dos rios da Bacia do Rio Corrente e a regularidade de outorgas para grandes empreendimentos nessa Bacia. A situação causa preocupação nos movimentos sociais que diagnosticam uma série de problemas sobre a oferta de água na Bacia do Rio Corrente: “conflitos de uso de água, desaparecimento de riachos e nascentes, redução de vazão dos rios da Bacia, irregularidades de outorgas concedidas e impactos para as comunidades tradicionais do Cerrado”.
Os movimentos sociais que participam do protesto requerem a imediata suspensão de todos os empreendimentos em desenvolvimento na região, principalmente os mega projetos: Sudotex, no Rio das Éguas, o desvio dos rios Guará e Arrojado – este último, denominado Agro Brasil, é comandado por empresas holandesas – o projeto Barra Velha/Mizote e o Universo Verde, de empreendedores chineses. Como proposta para solucionar o problema, sugerem a criação do Parque Nacional Velha da Galinha para a proteção do município de Correntina e bacia do Rio Corrente. O MPR convida representantes de diversas entidades para participarem da audiência pública: Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA), Secretaria de Meio Ambiente (SEMA/BA), Agência Nacional de Águas (ANA), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Comitê de Bacia do Corrente, Comitê de Bacia do Rio São Francisco (CBHSF), Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA), Procuradoria do Estado, Procuradoria da República no município de Barreiras e Secretaria de Meio Ambiente de Correntina, Coletivo de Fundo e Fecho de Pasto; Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB); ACEFARCA; Associação dos Advogados dos Trabalhadores Rurais (AATR); Pé no Gerais; STR – Correntina; Comissão Pastoral da Terra (CPT) e Associação Ambientalista Corrente Verde.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ENFIARAM O CABO DE VASSOURAS NO ÂNUS DO DETENTO

O interno do Conjunto Penal de Itabuna, Albergesson Santos Ferreira, que foi espancado por outros integrantes de ala no último dia 29, segunda feira, voltou a ser socorrido no Hospital de Base, vitimado, mais uma vez, por violência de companheiros de presídio. Ontem , além de espancarem Albergesson, ainda introduziram um cabo de vassoura no ânus dele. O presidiário, acusado de assalto na rodoviária de Itabuna, deu entrada no Base com muitas dores e ensaguentado.

Vídeo: Mulher foge de motel pelada após ser pega pelo marido na cama com outro.

Um vídeo curioso está viralizando pelo WhatApp. Segundo os boatos, quem aparece nas imagens é uma mulher que supostamente estava fugindo do marido após ser pega na cama com outro. O vídeo se passa na BR101, em Itapema, onde a mulher passa correndo pelos carros, sem nenhuma roupa, e entra no carro de um estranho para pedir ajuda. ( Varela Notícias)

LEM: ACIDENTE ACONTECE NO CRUZAMENTO DAS RUAS CLÉRISTON ANDRADE E RONDÔNIA A BATIDA FOI TÃO FORTE QUE DERRUBOU O POSTE DA RUA E CAIU SOBRE A CAMINHONETE AMAROK

O acidente foi por volta das 20h30 da noite deste sábado, 30, no cruzamento das ruas Clériston Andrade e Rondônia, no centro de LEM, e envolveu duas caminhonetes, deixando três feridos. O acidente – A caminhonete Ford Ranger era conduzida em alta velocidade por um condutor de ome Hudson Ferreira, de 25 anos. Ele trafegava de faróis apagados e não obedeceu a preferência da outra caminhonete conduzida por Laércio Alves, de 52 anos, que trafegava com sua VW Amarok pela Rua Rondônia. Com o impacto da batida, a Hilux foi lançada ainda contra um poste que acabou caindo. Feridos – Ambos os condutores ficaram feridos, além de uma mulher passageira da Amarok, identificada como Eliana Batista. Os feridos foram atendidos no local pelo SAMU e encaminhados para a UPA. Fuga e versão – Primeiro, o condutor da Ranger evadiu-se do local do acidente, dizendo que era um pedestre que havia se ferido quando caminhava pelo local. Depois retornou ao lado da mãe dizendo