Pular para o conteúdo principal

Guerra de 'espadas' deixa 36 pessoas feridas em duas cidades da Bahia

Dezenove pessoas ficaram feridas em guerras de espadas até a manhã desta sexta-feira (24), em Senhor do Bonfim, na região norte da Bahia. Apesar de perigosa, a tradição é mantida pelas famílias da cidade, que aguardam a chegada do São João para dar início a manifestação cultural.
As informações são do portal G1. Ainda com de acordo com a publicação, o Hospital de Cruz das Almas, Recôncavo, já atendeu 17 pessoas com queimaduras leves por causa da “guerra” entre quinta-feira (23) e a manhã desta sexta. Apesar da existência de uma lei que proíbe a prática no município desde 2011, a tradição junina continua sendo praticada por turistas e moradores locais. A Polícia Militar (PM) costuma realizar rondas e abordagens, mas após as saídas das viaturas, os ‘espadeiros’ costumam continuar com a brincadeira.

O bairro da Gamboa, no município, é ponto de encontro dos "Espadeiros da Gamboa", grupo com mais de 70 participantes que se reúne para guerrear há mais de 50 anos. Durante a guerra, os espadeiros usam roupas e capacetes para se proteger das espadas, mas não dispensam a oração para pedir proteção antes de dar início a tradição.
Guerra de espadas deixa 36 pessoas feridas em duas cidades da Bahia (Foto: Imagem/ Tv Bahia)Guerra de espadas deixa 36 pessoas feridas em
duas cidades da Bahia (Foto: Imagem/ Tv Bahia)






Em média, cada espadeiro leva 100 espadas para guerra, e algumas famílias chegam a gastar mais de mil reais com o arsenal.

Cruz das Almas
Na cidade que fica a cerca de 140 quilômetros de Salvador, a guerra de espadas está proibida desde 2011, mas a lei ainda é desobedecida por muitas pessoas durante os festejos de São João. No município, a tradição já acontece há mais de 150 anos.

A Polícia Militar costuma realizar rondas e fazer abordagens, mas após as saídas das viaturas, os espadeiros voltam a se movimentar pelas ruas da cidade. Entre quinta-feira (23) e a manhã desta sexta, o Hospital de Cruz das Almas atendeu 17 pessoas com queimaduras leves por causa da guerra de espadas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ENFIARAM O CABO DE VASSOURAS NO ÂNUS DO DETENTO

O interno do Conjunto Penal de Itabuna, Albergesson Santos Ferreira, que foi espancado por outros integrantes de ala no último dia 29, segunda feira, voltou a ser socorrido no Hospital de Base, vitimado, mais uma vez, por violência de companheiros de presídio. Ontem , além de espancarem Albergesson, ainda introduziram um cabo de vassoura no ânus dele. O presidiário, acusado de assalto na rodoviária de Itabuna, deu entrada no Base com muitas dores e ensaguentado.

Vídeo: Mulher foge de motel pelada após ser pega pelo marido na cama com outro.

Um vídeo curioso está viralizando pelo WhatApp. Segundo os boatos, quem aparece nas imagens é uma mulher que supostamente estava fugindo do marido após ser pega na cama com outro. O vídeo se passa na BR101, em Itapema, onde a mulher passa correndo pelos carros, sem nenhuma roupa, e entra no carro de um estranho para pedir ajuda. ( Varela Notícias)

LEM: ACIDENTE ACONTECE NO CRUZAMENTO DAS RUAS CLÉRISTON ANDRADE E RONDÔNIA A BATIDA FOI TÃO FORTE QUE DERRUBOU O POSTE DA RUA E CAIU SOBRE A CAMINHONETE AMAROK

O acidente foi por volta das 20h30 da noite deste sábado, 30, no cruzamento das ruas Clériston Andrade e Rondônia, no centro de LEM, e envolveu duas caminhonetes, deixando três feridos. O acidente – A caminhonete Ford Ranger era conduzida em alta velocidade por um condutor de ome Hudson Ferreira, de 25 anos. Ele trafegava de faróis apagados e não obedeceu a preferência da outra caminhonete conduzida por Laércio Alves, de 52 anos, que trafegava com sua VW Amarok pela Rua Rondônia. Com o impacto da batida, a Hilux foi lançada ainda contra um poste que acabou caindo. Feridos – Ambos os condutores ficaram feridos, além de uma mulher passageira da Amarok, identificada como Eliana Batista. Os feridos foram atendidos no local pelo SAMU e encaminhados para a UPA. Fuga e versão – Primeiro, o condutor da Ranger evadiu-se do local do acidente, dizendo que era um pedestre que havia se ferido quando caminhava pelo local. Depois retornou ao lado da mãe dizendo