Pular para o conteúdo principal

NOTÍCIAS: Dia Nacional da Saúde e Nutrição

Em 31 de março é comemorado o Dia Nacional da Saúde e Nutrição e  vale a pena lembrar que as práticas de alimentação saudável são muito importantes para a saúde.
 
Uma pesquisa do Ministério da Saúde revelou que a cada ano, cresce em 1,5% o número de pessoas acima do peso no país e que 52,1% da população masculina e 44,3% da feminina estão com o Índice de Massa Corporal (IMC) acima da média. Ou seja, praticamente metade da população está acima do peso ideal. Existe um remédio para isso? Hipócrates, considerado o “Pai” da Medicina tem uma frase que pode ajudar a responder esta pergunta: “Que seu remédio seja seu alimento e que seu alimento seja seu remédio”.
 
A nutrição considera o alimento um remédio pois comer de maneira adequada, além de nutrir o corpo e manter as suas funções, fortalece as defesas do organismo, nos protegendo de várias doenças. Hoje, é muito comum nos meios de comunicação, nas conversas, ou nas academias, ouvirmos falar de diversas dietas ditas milagrosas, “soluções instantâneas”, quase mágicas, que prometem ganho de massa, perda de peso, secar barriga. Na maioria das vezes, são regimes que podem ser prejudiciais a saúde.
 
A alimentação saudável deve fornecer carboidratos, proteínas, lipídios, água, vitaminas, fibras e minerais, fundamentais para o bom funcionamento do organismo. Nenhum alimento específico pode ajudar ou fornecer todos os nutrientes que são necessários para o bom funcionamento do corpo, daí a importância de uma alimentação variada e equilibrada.
 
Algumas dicas e atitudes que podem ajudar a ter  uma alimentação mais saudável são: evitar o consumo de alimentos ricos em calorias e industrializados, gordurosos e salgados; aumentar o consumo de frutas, verduras e legumes e cereais integrais; beber água, pelo menos 8 copos de 200 ml diariamente; reduzir ou evitar o consumo de bebidas alcoólicas e o uso do cigarro; fazer exames preventivos e consultar sempre o seu médico; praticar exercícios físicos diariamente, ou pelo menos três vezes por semana, após consultar o seu médico; e dormir pelo menos oito horas por dia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ENFIARAM O CABO DE VASSOURAS NO ÂNUS DO DETENTO

O interno do Conjunto Penal de Itabuna, Albergesson Santos Ferreira, que foi espancado por outros integrantes de ala no último dia 29, segunda feira, voltou a ser socorrido no Hospital de Base, vitimado, mais uma vez, por violência de companheiros de presídio. Ontem , além de espancarem Albergesson, ainda introduziram um cabo de vassoura no ânus dele. O presidiário, acusado de assalto na rodoviária de Itabuna, deu entrada no Base com muitas dores e ensaguentado.

Vídeo: Mulher foge de motel pelada após ser pega pelo marido na cama com outro.

Um vídeo curioso está viralizando pelo WhatApp. Segundo os boatos, quem aparece nas imagens é uma mulher que supostamente estava fugindo do marido após ser pega na cama com outro. O vídeo se passa na BR101, em Itapema, onde a mulher passa correndo pelos carros, sem nenhuma roupa, e entra no carro de um estranho para pedir ajuda. ( Varela Notícias)

LEM: ACIDENTE ACONTECE NO CRUZAMENTO DAS RUAS CLÉRISTON ANDRADE E RONDÔNIA A BATIDA FOI TÃO FORTE QUE DERRUBOU O POSTE DA RUA E CAIU SOBRE A CAMINHONETE AMAROK

O acidente foi por volta das 20h30 da noite deste sábado, 30, no cruzamento das ruas Clériston Andrade e Rondônia, no centro de LEM, e envolveu duas caminhonetes, deixando três feridos. O acidente – A caminhonete Ford Ranger era conduzida em alta velocidade por um condutor de ome Hudson Ferreira, de 25 anos. Ele trafegava de faróis apagados e não obedeceu a preferência da outra caminhonete conduzida por Laércio Alves, de 52 anos, que trafegava com sua VW Amarok pela Rua Rondônia. Com o impacto da batida, a Hilux foi lançada ainda contra um poste que acabou caindo. Feridos – Ambos os condutores ficaram feridos, além de uma mulher passageira da Amarok, identificada como Eliana Batista. Os feridos foram atendidos no local pelo SAMU e encaminhados para a UPA. Fuga e versão – Primeiro, o condutor da Ranger evadiu-se do local do acidente, dizendo que era um pedestre que havia se ferido quando caminhava pelo local. Depois retornou ao lado da mãe dizendo