Pular para o conteúdo principal

Homem percorre 60 km a pé com cruz nas costas para pagar promessa

Há 21 anos o agricultor piauiense Joaquim Lopes, 51 anos, percorre cerca de 60 km a pé carregando nas costas uma cruz de madeira. O esforço é para pagar uma promessa que fez. Natural de Dom Expedido Lopes, cidade a 281 km de Teresina, o agricultor faz o percusso todos os anos para participar da procissão de Bom Jesus dos Passos em Oeiras, Sul do estado.

Em suas orações, Joaquim pediu a intercessão do santo depois após ser diagnosticado com um tumor nas costas. Curado, ele decidiu pagar a promessa e todos os anos segue a pé para participar da festividade religiosa que aconteceu na última sexta-feira (18).

“Muita fé, e isso tudo é porque na primeira vez que vim a Oeiras eu sofri muito para chegar até os pés do meu padroeiro Bom Jesus, na festa de Bom Jesus dos Passos. No primeiro eu vim sozinho carregando a cruz. Andei muito até chegar, sem comer e sem beber água”, contou dizendo que enquanto tiver resistência vai continuar cumprindo a promessa.
Outras pessoas também cumprem a mesma penitênca e todos os anos saem das localidades vizinhas para a cidade de Oeiras para a tradicional procissão. Como moradores do município de São João da Varjota, que fica a 35km da primeira capital piauiense.
Toda esta manifestação de fé é para manter a tradição religiosa da cidade de Oeiras. Cada morador da cidade, carrega há várias gerações a fé cristã católica. E quando a Semana Santa se aproxima, a religiosidade ganha ainda mais força.
Durante o período da Quaresma, todos da cidade, nas praças, em casa, no trabalho e na igreja, se cobrem de roxo, pedindo perdão. Um outro ato religioso que é tradicional na cidade de Oeiras é a troca das vestes de Bom Jesus dos Passos, que acontece todo ano na quinta-feira que antecede a Semana Santa.
O ritual é tão sagrado que não pode ser filmado ou fotografado. A troca das vestes do Santo acontece na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Vitória, é feita por um grupo de homens.
“Quando a gente desce o Santo do mastro, geralmente nós não tiramos as vestes as quais ele passa o ano todo. Nós o cobrimos com uma túnica sem precisar olhar a imagem despida˜, contou o músico que participa do ato, João Tomás dos Santos.
Fonte: www.g1/pi

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ENFIARAM O CABO DE VASSOURAS NO ÂNUS DO DETENTO

O interno do Conjunto Penal de Itabuna, Albergesson Santos Ferreira, que foi espancado por outros integrantes de ala no último dia 29, segunda feira, voltou a ser socorrido no Hospital de Base, vitimado, mais uma vez, por violência de companheiros de presídio. Ontem , além de espancarem Albergesson, ainda introduziram um cabo de vassoura no ânus dele. O presidiário, acusado de assalto na rodoviária de Itabuna, deu entrada no Base com muitas dores e ensaguentado.

Vídeo: Mulher foge de motel pelada após ser pega pelo marido na cama com outro.

Um vídeo curioso está viralizando pelo WhatApp. Segundo os boatos, quem aparece nas imagens é uma mulher que supostamente estava fugindo do marido após ser pega na cama com outro. O vídeo se passa na BR101, em Itapema, onde a mulher passa correndo pelos carros, sem nenhuma roupa, e entra no carro de um estranho para pedir ajuda. ( Varela Notícias)

LEM: ACIDENTE ACONTECE NO CRUZAMENTO DAS RUAS CLÉRISTON ANDRADE E RONDÔNIA A BATIDA FOI TÃO FORTE QUE DERRUBOU O POSTE DA RUA E CAIU SOBRE A CAMINHONETE AMAROK

O acidente foi por volta das 20h30 da noite deste sábado, 30, no cruzamento das ruas Clériston Andrade e Rondônia, no centro de LEM, e envolveu duas caminhonetes, deixando três feridos. O acidente – A caminhonete Ford Ranger era conduzida em alta velocidade por um condutor de ome Hudson Ferreira, de 25 anos. Ele trafegava de faróis apagados e não obedeceu a preferência da outra caminhonete conduzida por Laércio Alves, de 52 anos, que trafegava com sua VW Amarok pela Rua Rondônia. Com o impacto da batida, a Hilux foi lançada ainda contra um poste que acabou caindo. Feridos – Ambos os condutores ficaram feridos, além de uma mulher passageira da Amarok, identificada como Eliana Batista. Os feridos foram atendidos no local pelo SAMU e encaminhados para a UPA. Fuga e versão – Primeiro, o condutor da Ranger evadiu-se do local do acidente, dizendo que era um pedestre que havia se ferido quando caminhava pelo local. Depois retornou ao lado da mãe dizendo