Pular para o conteúdo principal

CREAS realiza palestras nas escolas do Projeto “Vamos Proteger”


O Centro de Referência Especializado de Assistência Social-CREAS realizou na manhã da ultima terça-feira, 29, no auditório da Escola Municipal Presidente Castelo Branco, duas palestras sobre Abuso Sexual e Exploração Sexual. As atividades fazem parte do projeto “Vamos Proteger” em parceria com o Conselho Tutelar e a Secretaria Municipal da Assistência Social. O evento contou com a participação de alunos, professores e funcionários.


A proposta do Projeto “Vamos Proteger” visa conscientizar crianças e adolescentes a se protegerem de abuso e exploração sexual. As escolas da sede, zona rural e dos distritos de Sitio Grande e Roda Velha receberão palestras informativas sobre o assunto. “ No abuso sexual, a criança é despertada para o sexo precocemente, de maneira deturpada e traumática, ficando com marcas para o resto da vida, podendo desenvolver comportamentos patológicos como aversão a parceiros do mesmo sexo do abusador ou, por outra, promiscuidade e uma sexualidade descontrolada, entre outros”, disse a psicóloga do CREAS, Juliana Pires.

Para a conselheira, Elenir Araújo, é importante que o adolescente ou a criança abusada sexualmente faça a denúncia. “A criança ao ser abusada sexualmente é desrespeitada como pessoa humana, tem seus direitos violados, e o pior, na maioria das vezes dentro de seu próprio lar, por quem tem a obrigação de protegê-la”, relatou.

O coordenador do CREAS, Thiago Portela, comemora os resultados positivos do projeto e alerta a sociedade. “Exploração sexual é um termo empregado para nomear práticas sexuais pelas quais o indivíduo obtém lucros. Ocorre principalmente como consequência da pobreza e violência doméstica, que faz jovens, crianças e adolescentes fugirem de seus lares e se refugiarem em locais que os exploram em troca de moradia, entre outras coisas. Acontece em redes de prostituição, pornografia, tráfico e turismo sexual”, frisou.

Serão mais de 3.200 alunos entre as escolas da sede, zona rural e distritos que receberão orientações e dicas sobre abuso e exploração sexual. “ Eles são multiplicadores das informações, e quanto mais a gente se unir com certeza as nossas crianças estarão protegidas”, complementou a psicóloga do CREAS, Juliana Pires.


Fonte: ASCOM da Prefeitura de São Desidério

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ENFIARAM O CABO DE VASSOURAS NO ÂNUS DO DETENTO

O interno do Conjunto Penal de Itabuna, Albergesson Santos Ferreira, que foi espancado por outros integrantes de ala no último dia 29, segunda feira, voltou a ser socorrido no Hospital de Base, vitimado, mais uma vez, por violência de companheiros de presídio. Ontem , além de espancarem Albergesson, ainda introduziram um cabo de vassoura no ânus dele. O presidiário, acusado de assalto na rodoviária de Itabuna, deu entrada no Base com muitas dores e ensaguentado.

Vídeo: Mulher foge de motel pelada após ser pega pelo marido na cama com outro.

Um vídeo curioso está viralizando pelo WhatApp. Segundo os boatos, quem aparece nas imagens é uma mulher que supostamente estava fugindo do marido após ser pega na cama com outro. O vídeo se passa na BR101, em Itapema, onde a mulher passa correndo pelos carros, sem nenhuma roupa, e entra no carro de um estranho para pedir ajuda. ( Varela Notícias)

LEM: ACIDENTE ACONTECE NO CRUZAMENTO DAS RUAS CLÉRISTON ANDRADE E RONDÔNIA A BATIDA FOI TÃO FORTE QUE DERRUBOU O POSTE DA RUA E CAIU SOBRE A CAMINHONETE AMAROK

O acidente foi por volta das 20h30 da noite deste sábado, 30, no cruzamento das ruas Clériston Andrade e Rondônia, no centro de LEM, e envolveu duas caminhonetes, deixando três feridos. O acidente – A caminhonete Ford Ranger era conduzida em alta velocidade por um condutor de ome Hudson Ferreira, de 25 anos. Ele trafegava de faróis apagados e não obedeceu a preferência da outra caminhonete conduzida por Laércio Alves, de 52 anos, que trafegava com sua VW Amarok pela Rua Rondônia. Com o impacto da batida, a Hilux foi lançada ainda contra um poste que acabou caindo. Feridos – Ambos os condutores ficaram feridos, além de uma mulher passageira da Amarok, identificada como Eliana Batista. Os feridos foram atendidos no local pelo SAMU e encaminhados para a UPA. Fuga e versão – Primeiro, o condutor da Ranger evadiu-se do local do acidente, dizendo que era um pedestre que havia se ferido quando caminhava pelo local. Depois retornou ao lado da mãe dizendo