Pular para o conteúdo principal

Carreata divulga Dia do Autista em Barreiras

autista1
Por Miriam Hermes
A Associação dos Amigos dos Autistas de Barreiras e região (Ama) realiza neste dia 02 de abril a primeira carreata pela conscientização do autismo na cidade, com concentração em frente a Câmara de Vereadores a partir das 8h.
A comunidade está convidada a se vestir de azul na data que marca o trabalho de conscientização mundial sobre o assunto e participar da mobilização, que tem encerramento previsto na praça Castro Alves, no Centro Histórico.
O objetivo é mobilizar a população sobre o transtorno que dificulta alguns aspectos do desenvolvimento de uma criança. De acordo com a coordenadora da entidade, Joyce Nazario, “ainda existe falta de informação sobre o autismo e nossa meta é ajudar as famílias e escolas a identificar os sintomas e estimular o crescimento saudável”.
A definição Transtorno do Espectro Autista (TEA), segundo a quinta edição do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-V), é identificado pela presença de “déficits persistentes na comunicação social e na interação social em múltiplos contextos, atualmente ou por história prévia”.

O TEA atinge uma em cada 110 pessoas no mundo e tem diversos graus de comprometimento, que vão desde casos mais leves a exemplo da síndrome de Asperger (sem alteração na fala e da inteligência), até situações mais graves em que o paciente não é capaz de realizar contatos interpessoais.
A identificação precoce é fundamental pois quanto mais cedo tem início as intervenções, melhor será o resultado, releva a psicopedagoga Maureen Cruz Coité. Ela acrescentou que essas intervenções preparam a criança para superar as suas limitações de interação social e de linguagem.
Criada em dezembro de 2015, a Ama reúne pais e amigos de autistas que buscam o trabalho de parceria para facilitar o desenvolvimento das crianças, proporcionando o desenvolvimento de habilidades e aptidões pessoais.
Com o trabalho inicial de informação sobre o TEA, a Ama tem o propósito de no futuro, de acordo com o fortalecimento da entidade, auxiliar as famílias no atendimento com toda rede de terapeutas e profissionais que atuam nesta área.
Mais informações sobre o grupo formado em Barreiras e região podem ser obtidas no https://www.facebook.com/people/Autismo-Barreiras/100010535022321

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ENFIARAM O CABO DE VASSOURAS NO ÂNUS DO DETENTO

O interno do Conjunto Penal de Itabuna, Albergesson Santos Ferreira, que foi espancado por outros integrantes de ala no último dia 29, segunda feira, voltou a ser socorrido no Hospital de Base, vitimado, mais uma vez, por violência de companheiros de presídio. Ontem , além de espancarem Albergesson, ainda introduziram um cabo de vassoura no ânus dele. O presidiário, acusado de assalto na rodoviária de Itabuna, deu entrada no Base com muitas dores e ensaguentado.

Vídeo: Mulher foge de motel pelada após ser pega pelo marido na cama com outro.

Um vídeo curioso está viralizando pelo WhatApp. Segundo os boatos, quem aparece nas imagens é uma mulher que supostamente estava fugindo do marido após ser pega na cama com outro. O vídeo se passa na BR101, em Itapema, onde a mulher passa correndo pelos carros, sem nenhuma roupa, e entra no carro de um estranho para pedir ajuda. ( Varela Notícias)

LEM: ACIDENTE ACONTECE NO CRUZAMENTO DAS RUAS CLÉRISTON ANDRADE E RONDÔNIA A BATIDA FOI TÃO FORTE QUE DERRUBOU O POSTE DA RUA E CAIU SOBRE A CAMINHONETE AMAROK

O acidente foi por volta das 20h30 da noite deste sábado, 30, no cruzamento das ruas Clériston Andrade e Rondônia, no centro de LEM, e envolveu duas caminhonetes, deixando três feridos. O acidente – A caminhonete Ford Ranger era conduzida em alta velocidade por um condutor de ome Hudson Ferreira, de 25 anos. Ele trafegava de faróis apagados e não obedeceu a preferência da outra caminhonete conduzida por Laércio Alves, de 52 anos, que trafegava com sua VW Amarok pela Rua Rondônia. Com o impacto da batida, a Hilux foi lançada ainda contra um poste que acabou caindo. Feridos – Ambos os condutores ficaram feridos, além de uma mulher passageira da Amarok, identificada como Eliana Batista. Os feridos foram atendidos no local pelo SAMU e encaminhados para a UPA. Fuga e versão – Primeiro, o condutor da Ranger evadiu-se do local do acidente, dizendo que era um pedestre que havia se ferido quando caminhava pelo local. Depois retornou ao lado da mãe dizendo