Pular para o conteúdo principal

"Particularmente, enxergo toda união, toda coalizão, como ganho, tanto para o governo quanto para o município"

 Foi como enfatizou Graça Gobbi em resposta a quem se interroga sobre a união de diversas legendas em torno de sua candidatura. Argumentou ainda que saber lidar com elas e aproveitar o melhor de cada uma é o grande segredo para o bom andamento do trabalho e de uma gestão eficiente.

Sob a enxurrada de aplausos e muita emoção, Graça Gobbi na última sexta-feira (18), às 16:00 horas, na Câmara de Vereadores, com o slogan “Graça, pra São Desidério continuar caminhando para frente”, na presença de um plenário lotado, foi lançado o nome de Graça para o cargo de prefeita de São Desidério nas eleições municipais do próximo ano. Caso seja eleita, Graça fará história como a primeira mulher a governar o município.
 Como melhor define abaixo o testemunho do deputado federal Arthur Maia (SD/BA). “Aqui, PT, Solidariedade, DEM e outros partidos estão todos de mãos dadas em torno de você, independentemente, de suas questões partidárias. O grupo está de parabéns por ter escolhido Graça, não tenho nenhuma dúvida de que depois de eleita São Desidério terá uma grande mulher para um grande município”, enfatizou o deputado.

Nesta entrevista exclusiva ao Novoeste, Graça fala também de suas ações e projetos como legisladora, do desenvolvimento econômico que o município tem alcançado nos últimos anos e do lançamento de seu nome, pelo grupo liderado pelo prefeito Demir Barbosa, como candidata a prefeita de São Desidério. Confira!

ENTREVISTA
 
São Desidério é destaque no PIB agrícola da região oeste da Bahia e do Brasil. A que a sra. atribui a esse desenvolvimento?
Atribuo esse título a grande parceria que foi realizada entre o poder público municipal e os produtores agrícolas, que são os maiores protagonistas desta conquista quando acreditaram no potencial do município. São Desidério tem uma grande área territorial e uma importante localização. As condições climáticas de altitude e de solo são muito favoráveis à produção das commodities agrícolas. Estes pontos, aliados as ações realizadas através da parceria público-privada que já se consolidou em nosso município, desenvolveram projetos que dão mais condições aos produtores. Grande exemplo disso são as várias estradas vicinais que foram construídas nos últimos anos, propiciando melhores condições de trafegabilidade para escoamento da produção e insumos agrícolas, diminuindo o custo para o produtor.

Nos últimos anos, São Desidério tem aumentado sucessivamente o número de turistas brasileiros e estrangeiros no município. Hoje, de que forma o município pode utilizar ainda mais para atrair turistas e gerar emprego e renda?
São Desidério desponta no cenário baiano como potencial destino turístico e como sede de um dos melhores refúgios ecológicos do Brasil. Visitantes de muitos lugares do mundo são atraídos por nossas riquezas naturais. Temos que intensificar o trabalho de criação de unidades de conservação, a exemplo do que já foi realizado pelo município, como o Parque Municipal da Lagoa Azul que hoje é uma referência no Estado da Bahia. É nossa meta lutar pela regionalização da atividade no polo Caminhos do Oeste e pela ampliação do Aeroporto de Barreiras, interligando nossos destinos aos grandes centros. Também faz parte de nosso plano desenvolver programas para atrair os empresários desse setor – restaurantes, bares, hotéis - buscando fortalecer o implemento turístico.

Em sua opinião, qual a importância da oficialização do território do Matopiba para o desenvolvimento agrícola de São Desidério e região?
Com a oficialização desse território, englobando as fronteiras agrícolas do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, vamos impulsionar o desenvolvimento de nossa região, pois o planejamento que está sendo construído vem com a finalidade de atrair investimentos para executar ações, buscando melhorar as condições de vida das pessoas através de Programas e Projetos nas áreas de infraestrutura, bem como para o desenvolvimento econômico, social e ambiental.

Quais são os problemas que ainda afligem a população urbana e rural do município e que precisam ser prioritariamente resolvidos?
O saneamento básico e a segurança pública.

Em entrevista neste mesmo periódico Demir afirmou que depois de 20 anos dos Barbosas no poder, nas próximas eleições estarão fora de qualquer cargo eletivo, oportunidade para surgir novas lideranças no município e por isso, a escolha do nome para a candidatura a prefeito sairia do consenso entre os membros do grupo. Seu nome foi o escolhido, por que e o que a sra. tem a dizer a respeito?
Desde 2007, quando fui convidada por um grupo de amigos a fazer parte da composição política da época, tenho procurado exercer o meu papel, não só como vereadora, mas também como filha desta terra, sempre buscando, trabalhando com ética e respeitando a todos os segmentos: políticos, religiosos, sindicais e sociais; e dentro do possível procuro dialogar com todos, visando sempre o melhor para o povo do nosso município. Esse meu jeito de trabalhar tornou-me conhecida, e por esta atuação conquistei voto em todas as urnas. Isto fez com que as lideranças e o povo levassem o meu nome para representar este grande grupo político, liderado pelo prefeito Demir.

Caso a sra. seja eleita, vai fazer história também como a primeira mulher a governar São Desidério, fale a respeito e se está preparada para assumir o comando do município?
Tenho consciência da grande responsabilidade que irei assumir, sendo eleita, para governar São Desidério. Não decepcionarei o povo batalhador desse município tão organizado e de terras férteis. Estou preparada para mais esse desafio no meu currículo. E sei que não estou sozinha nesta empreitada. Honrarei cada voto em mim depositado. Quanto a ser a primeira mulher a governar o município, vejo muitos pontos positivos, mas vou citar dois que considero principais: primeiro, a evolução da mulher na sociedade brasileira, sempre tão marcada por cargos de gestão sendo exercidos por homens; e segundo, a sensibilidade de uma mulher pode ajudar – e muito! – nas decisões e ações a serem executadas.

Com relação à união de diversas legendas em torno de sua candidatura, caso seja eleita até que ponto essa coalizão é boa para seu governo, consequentemente, para o município?
Particularmente, enxergo toda união, toda coalizão, como ganho, tanto para o governo quanto para o município. A grande questão – e não se pode fechar os olhos para isso! – é que em toda coletividade existem as ideais e opiniões diferentes e divergentes. Saber lidar com elas e aproveitar o melhor de cada uma é o grande segredo para o bom andamento do trabalho e de uma gestão eficiente.

Como a sra. analisa novas lideranças de oposição surgindo no município?
Com certeza, vejo de forma muito positiva. Quando num município, se formam lideranças de oposição, o governo – mesmo já sendo bom – precisa se esforçar mais ainda para atender aos anseios e necessidades da população. Quando há pessoas que questionam, que cobram, que lançam desafios, que se opõem – não só pelo ser do contra, mas em prol de um desenvolvimento real – o “eu político” do coletivo se aflora. Ter oposição pode até significar divisão, mas a depender do ponto de vista, os ganhos são maiores.

A sra. gostaria de acrescentar algo, que não foi dito aqui?
Quero reafirmar que, sendo eleita, não medirei esforços para que São Desidério se desenvolva cada vez mais, e que seu povo tenha melhores condições de vida, saúde, educação, saneamento básico, moradia, enfim, que o povo viva com mais dignidade. Afinal, não é isso que preconiza nossa Constituição? São Desidério vai continuar caminhando pra frente.

Por fim, quero desejar a todos excelentes festas de final de final de ano e que 2016 seja cheio de realizações.

Por Tenório de Sousa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ENFIARAM O CABO DE VASSOURAS NO ÂNUS DO DETENTO

O interno do Conjunto Penal de Itabuna, Albergesson Santos Ferreira, que foi espancado por outros integrantes de ala no último dia 29, segunda feira, voltou a ser socorrido no Hospital de Base, vitimado, mais uma vez, por violência de companheiros de presídio. Ontem , além de espancarem Albergesson, ainda introduziram um cabo de vassoura no ânus dele. O presidiário, acusado de assalto na rodoviária de Itabuna, deu entrada no Base com muitas dores e ensaguentado.

Vídeo: Mulher foge de motel pelada após ser pega pelo marido na cama com outro.

Um vídeo curioso está viralizando pelo WhatApp. Segundo os boatos, quem aparece nas imagens é uma mulher que supostamente estava fugindo do marido após ser pega na cama com outro. O vídeo se passa na BR101, em Itapema, onde a mulher passa correndo pelos carros, sem nenhuma roupa, e entra no carro de um estranho para pedir ajuda. ( Varela Notícias)

LEM: ACIDENTE ACONTECE NO CRUZAMENTO DAS RUAS CLÉRISTON ANDRADE E RONDÔNIA A BATIDA FOI TÃO FORTE QUE DERRUBOU O POSTE DA RUA E CAIU SOBRE A CAMINHONETE AMAROK

O acidente foi por volta das 20h30 da noite deste sábado, 30, no cruzamento das ruas Clériston Andrade e Rondônia, no centro de LEM, e envolveu duas caminhonetes, deixando três feridos. O acidente – A caminhonete Ford Ranger era conduzida em alta velocidade por um condutor de ome Hudson Ferreira, de 25 anos. Ele trafegava de faróis apagados e não obedeceu a preferência da outra caminhonete conduzida por Laércio Alves, de 52 anos, que trafegava com sua VW Amarok pela Rua Rondônia. Com o impacto da batida, a Hilux foi lançada ainda contra um poste que acabou caindo. Feridos – Ambos os condutores ficaram feridos, além de uma mulher passageira da Amarok, identificada como Eliana Batista. Os feridos foram atendidos no local pelo SAMU e encaminhados para a UPA. Fuga e versão – Primeiro, o condutor da Ranger evadiu-se do local do acidente, dizendo que era um pedestre que havia se ferido quando caminhava pelo local. Depois retornou ao lado da mãe dizendo