Pular para o conteúdo principal

Curso de Medicina Veterinária na UNEB foi tema da Tribuna Popular na Câmara Municipal de Barreiras


A sessão desta quarta-feira (25/11), da Câmara Municipal de Barreiras, teve a Tribuna Popular, ocupada pelo professor Doutor Danilo Gusmão de Quadros, coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Produção Animal (NEPPA) da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Campus IX de Barreiras, para apresentar aos vereadores, a população de Barreiras e região, o Curso de Medicina Veterinária da UNEB, que teve seu lançamento em Barreiras na programação do Oeste Genética.
Acompanhou o professor Doutor Danilo Gusmão para essa tão importante apresentação o professor Dr. Guedes Vieira médico veterinário, o Sr. Antônio José Azevedo assessor especial do Reitor da UNEB, Dr. Guilherme Vieira – médico veterinário do Curso de Medicina Veterinária da UNEB, e a professora Drª Marilde Queiroz Guedes – Diretora da UNEB Campus IX Barreiras, além do professor Dr. Alessandro Pereira Andrade, professor do curso de Agronomia na UNEB.

Dr. Danilo
Dr. Danilo iniciou sua fala dizendo que o curso já é uma realidade para Barreiras e região. Contudo não ocupa a Tribuna para apenas falar sobre, mas para fazer seu lançamento que iniciará com a primeira turma no segundo semestre de 2016. Disse ainda que 100% das vagas oferecidas têm como via de entrada o Sistema de Seleção Unificada – SISU. No entanto, o critério de ingresso é ter participado das provas do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM em 2015.
Para o professor, a criação do curso foi uma atitude baseada primeiramente na forte demanda tanto na região, como em nível nacional. O objetivo é formar veterinários com uma alta qualidade de conhecimento, capazes de atuar de maneira articulada gerando conhecimento e que possam trabalhar com gosto pela produção animal na pecuária agroindustrial. “O curso não é direcionado apenas para profissionais que trabalham com a origem animal, mas para aqueles que têm estimação pelo animal”. Disse Gusmão.
Além de ser pioneiro na região, o curso trará novas oportunidades para os setores comerciais e agropecuaristas, na transformação do trabalho primário para um produto industrializado com agilidade nas produções visando a exportação para outras regiões do país e para o exterior. Bem como, através de cursos de capacitação orientar e qualificar os pequenos produtores e a Agricultura Familiar, no manejo de produtos com qualidade, como o leite, a carne e outros, especialmente aqueles que sofrem com a seca, a diminuir as desigualdades nas produções da região.
Em sua apresentação o professor mencionou ainda que trabalhos apresentados por estudantes, parte número 1 do curso, nas mais diversas áreas de pesquisa, foi parte prioritária na formatação de todo sistema de criação deste tão importante curso para a região.
Segundo o Dr. Danilo, iniciativas já são tomadas para as construções dos laboratórios para as práticas pedagógicas, e que agora espera apoio dos poderes públicos, inclusive da Casa Legislativa para a instalação do Hospital Veterinário e clínicas de pequenos e grandes animais que estão sendo implantados, o que irá atender as demandas de cuidados dos animais e servirá também como espaço de estágio dos futuros veterinários.
Concluída a rica apresentação do professor, o presidente Tito, em sua fala, comemorou a vinda do curso para Barreiras enaltecendo o potencial que a região oferece para acolher o curso, como também aos futuros veterinários que serão formados daqui para frente. Em seguida passou a palavra para os vereadores que destacaram o privilégio para Barreiras e região em receber um curso de tão grande importância e a esperança que ele traz para os pequenos, médios e grandes produtores, como para os jovens que serão os principais beneficiados.
Nas considerações finais Gusmão afirmou que a região é propícia para receber o curso, ainda por está situada no cerrado, que é um celeiro de produção de alimentos no Brasil para a exportação bruta e finalizou convidando os parlamentares, todos que ocupavam as galerias da Câmara e os que acompanharam pelas ondas das rádios que transmitem as sessões e os telespectadores da TV Câmara, para o lançamento oficial do curso no Tatersal do Parque de Exposições Engenheiro Geraldo Rocha.
O presidente Tito agradeceu ao professor Dr. Danilo Gusmão, que firmou compromisso dizendo que voltará mais vezes à Casa a fim de sempre falar com a população sobre o funcionamento do curso. Logo após foi direcionado o tempo aos vereadores para seus pronunciamentos.
Passado a Ordem do Dia todos os vereadores aprovaram moções e indicações. Em seguida, após agradecer a presença de todos, que se encontravam no plenário, os ouvintes das rádios que transmitem as sessões oficiais e aos telespectadores da TV Câmara, o presidente Tito deu por encerrada a sessão.
ASCOM – Câmara Municipal de Barreiras

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ENFIARAM O CABO DE VASSOURAS NO ÂNUS DO DETENTO

O interno do Conjunto Penal de Itabuna, Albergesson Santos Ferreira, que foi espancado por outros integrantes de ala no último dia 29, segunda feira, voltou a ser socorrido no Hospital de Base, vitimado, mais uma vez, por violência de companheiros de presídio. Ontem , além de espancarem Albergesson, ainda introduziram um cabo de vassoura no ânus dele. O presidiário, acusado de assalto na rodoviária de Itabuna, deu entrada no Base com muitas dores e ensaguentado.

Vídeo: Mulher foge de motel pelada após ser pega pelo marido na cama com outro.

Um vídeo curioso está viralizando pelo WhatApp. Segundo os boatos, quem aparece nas imagens é uma mulher que supostamente estava fugindo do marido após ser pega na cama com outro. O vídeo se passa na BR101, em Itapema, onde a mulher passa correndo pelos carros, sem nenhuma roupa, e entra no carro de um estranho para pedir ajuda. ( Varela Notícias)

LEM: ACIDENTE ACONTECE NO CRUZAMENTO DAS RUAS CLÉRISTON ANDRADE E RONDÔNIA A BATIDA FOI TÃO FORTE QUE DERRUBOU O POSTE DA RUA E CAIU SOBRE A CAMINHONETE AMAROK

O acidente foi por volta das 20h30 da noite deste sábado, 30, no cruzamento das ruas Clériston Andrade e Rondônia, no centro de LEM, e envolveu duas caminhonetes, deixando três feridos. O acidente – A caminhonete Ford Ranger era conduzida em alta velocidade por um condutor de ome Hudson Ferreira, de 25 anos. Ele trafegava de faróis apagados e não obedeceu a preferência da outra caminhonete conduzida por Laércio Alves, de 52 anos, que trafegava com sua VW Amarok pela Rua Rondônia. Com o impacto da batida, a Hilux foi lançada ainda contra um poste que acabou caindo. Feridos – Ambos os condutores ficaram feridos, além de uma mulher passageira da Amarok, identificada como Eliana Batista. Os feridos foram atendidos no local pelo SAMU e encaminhados para a UPA. Fuga e versão – Primeiro, o condutor da Ranger evadiu-se do local do acidente, dizendo que era um pedestre que havia se ferido quando caminhava pelo local. Depois retornou ao lado da mãe dizendo