Pular para o conteúdo principal

PREFEITO ANTONIO HENRIQUE CRITICA REDUÇÃO DO TRAÇADO DA FIOL E GARANTE PROTESTO DE PARALISAÇÃO EM BARREIRAS

fiol marca_opt
A notícia da recomendação do Tribunal de Contas da União- TCU, propondo a avaliação de redução do traçado original da FIOL causou estranheza e indignação ao Prefeito Antonio Henrique. O governador do estado da Bahia, Rui Costa, esteve em Brasília no início da semana, para tratar pessoalmente sobre esse assunto na Casa Civil.
O TCU sugere a conclusão apenas do trecho entre Ilhéus e Caetité finalizando o trecho 1 a 4, deixando o trecho Barreiras, São Desidério e Luis Eduardo fora do traçado da ferrovia, prejudicando diretamente todo escoamento da produção de algodão e grãos do cerrado baiano para o porto de Ilhéus e para o mundo.
fiol marca2_opt
Pelo cronograma original, o trecho entre Ilhéus e Caetité estaria em operação até janeiro de 2013. Em janeiro de 2014, estava prevista as obras até a região de Barreiras e, finalmente, até Figueirópolis (TO) em janeiro de 2015.
O chefe da Casa Civil do governo do Estado, Bruno Dauster, afirmou que a recomendação do tribunal foi baseada em um “equívoco de interpretação”.  “Claro que existe um atraso significativo, mas nada indica que o projeto da FIOL e do Porto Sul não tenha a sua plena viabilidade garantida”, disse o secretário.
O prefeito Antonio Henrique disse que estará empenhado na manutenção do traçado original e continuidade das obras da ferrovia, afirmou ainda que conclamará toda sociedade civil organizada, a esfera política, empresários, produtores, entidades representativas e população dos municípios prejudicados, para cobrar um posicionamento do Governo Federal e da VALEC sobre a obra.fiol1_opt
“Vamos parar Barreiras. Convidaremos todos os municípios do Oeste para abraçarem a causa da FIOL, porque lutamos desde o início para incluir Barreiras, São Desidério e Luís Eduardo Magalhães na rota da ferrovia, e agora recebemos esta notícia bomba, de um tribunal de contas, que a obra será paralisada e que estamos fora. Isso é inadmissível, somos uma região produtora de grãos, frutas e pecuária, e a ferrovia é uma grande alternativa para baratear os custos com escoamento. Vamos lutar juntos pela ferrovia,” garantiu o prefeito.
Ainda de acordo com Prefeito de Barreiras, a região está integrada a grande fronteira agrícola do MATOPIBA que reúne os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, declarada pelo Governo Federal com uma das regiões mais produtivas do país e com largo potencial para o desenvolvimento integrado, portanto a logística é o principal desafio para impulsionar este processo. “É lamentável e inaceitável esta notícia, estamos prontos para a luta”, finalizou o prefeito.
Por: AECS Prefeitura de Barreiras

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ENFIARAM O CABO DE VASSOURAS NO ÂNUS DO DETENTO

O interno do Conjunto Penal de Itabuna, Albergesson Santos Ferreira, que foi espancado por outros integrantes de ala no último dia 29, segunda feira, voltou a ser socorrido no Hospital de Base, vitimado, mais uma vez, por violência de companheiros de presídio. Ontem , além de espancarem Albergesson, ainda introduziram um cabo de vassoura no ânus dele. O presidiário, acusado de assalto na rodoviária de Itabuna, deu entrada no Base com muitas dores e ensaguentado.

Vídeo: Mulher foge de motel pelada após ser pega pelo marido na cama com outro.

Um vídeo curioso está viralizando pelo WhatApp. Segundo os boatos, quem aparece nas imagens é uma mulher que supostamente estava fugindo do marido após ser pega na cama com outro. O vídeo se passa na BR101, em Itapema, onde a mulher passa correndo pelos carros, sem nenhuma roupa, e entra no carro de um estranho para pedir ajuda. ( Varela Notícias)

LEM: ACIDENTE ACONTECE NO CRUZAMENTO DAS RUAS CLÉRISTON ANDRADE E RONDÔNIA A BATIDA FOI TÃO FORTE QUE DERRUBOU O POSTE DA RUA E CAIU SOBRE A CAMINHONETE AMAROK

O acidente foi por volta das 20h30 da noite deste sábado, 30, no cruzamento das ruas Clériston Andrade e Rondônia, no centro de LEM, e envolveu duas caminhonetes, deixando três feridos. O acidente – A caminhonete Ford Ranger era conduzida em alta velocidade por um condutor de ome Hudson Ferreira, de 25 anos. Ele trafegava de faróis apagados e não obedeceu a preferência da outra caminhonete conduzida por Laércio Alves, de 52 anos, que trafegava com sua VW Amarok pela Rua Rondônia. Com o impacto da batida, a Hilux foi lançada ainda contra um poste que acabou caindo. Feridos – Ambos os condutores ficaram feridos, além de uma mulher passageira da Amarok, identificada como Eliana Batista. Os feridos foram atendidos no local pelo SAMU e encaminhados para a UPA. Fuga e versão – Primeiro, o condutor da Ranger evadiu-se do local do acidente, dizendo que era um pedestre que havia se ferido quando caminhava pelo local. Depois retornou ao lado da mãe dizendo