Pular para o conteúdo principal

Saúde : Fique ligado nos sinais que o corpo dá de um possível distúrbio do sono

Foto: Divulgação / Ilustração
Se, ao acordar e ao longo do dia, você percebe que está irritado, com sono, com queixas de memória ou cansaço, fique atento! Esses sintomas podem indicar que você está com um sono de má qualidade.
Segundo um estudo do Instituto do Sono, em São Paulo, mais de 60% da população brasileira apresenta pelo menos uma queixa relacionada ao sono.
Na pesquisa, as mulheres apresentavam mais insônia e pesadelos e os homens, queixavam-se mais de roncos e/ou pausas respiratórias, conhecidas como apnéia do sono.
Desta forma, observamos como os distúrbios do sono são prevalentes em nossa população, sendo queixas frequentes do nosso cotidiano.

De acordo com a Otorrinolaringologista e Especialista do Sono, Dra.Luciane Mello, o sono é composto por quatro etapas e, cada uma delas, desempenha sua própria função.
“Quando há dificuldade em qualquer um desses períodos podem ocorrer prejuízos a curto e longo prazos”, destaca a especialista. Sintomas como cansaço, ansiedade e tensão também podem representar necessidade de avaliação médica.
Conheça alguns sinais de que você pode ter algum distúrbio do sono:
Dificuldade para dormir: Não conseguir dormir uma noite ou outra é normal, mas quando isso torna-se frequente, é necessário investigar as possíveis causas.
Roncos: Se alguém já sinalizou que você ronca ou pára de respirar durante a noite, pode indicar que você sofra de um distúrbio do sono que obstrui as vias respiratórias, a apnéia.
Cochilos durante atividades rotineiras: Cochilar durante o dia ou durante a leitura, por exemplo, podem indicar que suas noites de sono não estão sendo suficientes.
Dorme, mas ainda se sente cansado: Acordar cansado após uma noite de sono representa que o sono NÃO foi de qualidade, restaurador.
Pernas Inquietas: Necessidade de mexer as pernas ao longo do dia e durante a noite, acompanhada por outras sensações desconfortáveis, necessitam de avaliação do especialista do sono.
Em todos esses casos, ou pacientes com outras queixas de sua noite de sono, devem procurar ajuda médica especializada para realizar o correto diagnóstico e o melhor tratamento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ENFIARAM O CABO DE VASSOURAS NO ÂNUS DO DETENTO

O interno do Conjunto Penal de Itabuna, Albergesson Santos Ferreira, que foi espancado por outros integrantes de ala no último dia 29, segunda feira, voltou a ser socorrido no Hospital de Base, vitimado, mais uma vez, por violência de companheiros de presídio. Ontem , além de espancarem Albergesson, ainda introduziram um cabo de vassoura no ânus dele. O presidiário, acusado de assalto na rodoviária de Itabuna, deu entrada no Base com muitas dores e ensaguentado.

Vídeo: Mulher foge de motel pelada após ser pega pelo marido na cama com outro.

Um vídeo curioso está viralizando pelo WhatApp. Segundo os boatos, quem aparece nas imagens é uma mulher que supostamente estava fugindo do marido após ser pega na cama com outro. O vídeo se passa na BR101, em Itapema, onde a mulher passa correndo pelos carros, sem nenhuma roupa, e entra no carro de um estranho para pedir ajuda. ( Varela Notícias)

LEM: ACIDENTE ACONTECE NO CRUZAMENTO DAS RUAS CLÉRISTON ANDRADE E RONDÔNIA A BATIDA FOI TÃO FORTE QUE DERRUBOU O POSTE DA RUA E CAIU SOBRE A CAMINHONETE AMAROK

O acidente foi por volta das 20h30 da noite deste sábado, 30, no cruzamento das ruas Clériston Andrade e Rondônia, no centro de LEM, e envolveu duas caminhonetes, deixando três feridos. O acidente – A caminhonete Ford Ranger era conduzida em alta velocidade por um condutor de ome Hudson Ferreira, de 25 anos. Ele trafegava de faróis apagados e não obedeceu a preferência da outra caminhonete conduzida por Laércio Alves, de 52 anos, que trafegava com sua VW Amarok pela Rua Rondônia. Com o impacto da batida, a Hilux foi lançada ainda contra um poste que acabou caindo. Feridos – Ambos os condutores ficaram feridos, além de uma mulher passageira da Amarok, identificada como Eliana Batista. Os feridos foram atendidos no local pelo SAMU e encaminhados para a UPA. Fuga e versão – Primeiro, o condutor da Ranger evadiu-se do local do acidente, dizendo que era um pedestre que havia se ferido quando caminhava pelo local. Depois retornou ao lado da mãe dizendo