Pular para o conteúdo principal

SÃO DESIDÉRIO: PROFISSIONAIS DA SAÚDE SÃO ORIENTADOS SOBRE A DENGUE, FEBRE CHIKUNGUNYA E O VÍRUS EBOLA


A Secretaria Municipal de Saúde por meio do Departamento de Vigilância Epidemiológica e Sanitária realizou na manhã desta quinta-feira, 27 no plenário da Câmara Municipal uma capacitação destinada aos profissionais que integram a rede hospitalar e de atenção básica, entre enfermeiros, médicos e técnicos em enfermagem, além dos agentes de endemias e a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU, com ênfase na classificação de risco e manejo dos pacientes com suspeita de Dengue, Chikungunya e Ebola, tendo como palestrantes o coordenador da Vigilância Sanitária, Dorimar Almeida, a enfermeira Roberta Dalmaso e o coordenador do SAMU, Adriano José.


Na capacitação, os profissionais receberam informações relativas aos aspectos clínicos da infecção pelo vírus Chikungunya, enfatizando a importância do diagnóstico diferencial para dengue e outras viroses. Também foram orientados sobre as medidas que deverão ser adotadas frente aos casos suspeitos da doença. "A febre Chikungunya é uma doença parecida com a dengue, transmitida pelo mosquito da dengue (Aedes aegypti infectado e, menos comumente, pelo mosquito Aedes albopictus)e pode provocar febre alta, dor de cabeça, dores fortes nas articulações e dores musculares", esclareceu a enfermeira, Roberta Dalmaso.


Segundo o coordenador do SAMU, Adriano José, o período médio de incubação da doença é de três e sete dias (podendo variar de 1 a 12 dias) e que não existe tratamento específico nem vacina disponível para prevenir a infecção por esse vírus. "O tratamento sintomático é o indicado. A doença pode manifestar-se clinicamente de três formas: aguda, subaguda e crônica. Na fase aguda os sintomas aparecem de forma brusca, e incluem febre alta, cefaleia, mialgia e artralgia (predominantemente nas extremidades e nas grandes articulações). Também é frequente a ocorrência de exantema maculopapular( erupção cutânea). Os sintomas costumam persistir por 7 a 10 dias, mas a dor nas articulações podem durar meses ou anos", alertou.


Adriano orientou também os profissionais sobre o vírus ebola. "Apesar de não ter casos notificados nesta região, os profissionais devem ter conhecimento sobre a doença e o manejo com pacientes enfermos, pois a febre hemorrágica ebola mata 60 a 90% das pessoas que se tornam clinicamente doentes com o vírus que é transmitido pelo contato com o sangue, fluido e tecidos corporais de pessoas infectadas e por isto devem tomar algumas medidas de proteção e imunização, como o uso de roupas privativas, óculos, máscara cirúrgica, sapatos fechados, protetor facial, luvas e capote/avental", explicou.


Para o coordenador da Vigilância Epidemiológica e Saúde do Trabalho, Dorimar Almeida, a solução para combater estas doenças são o conhecimento e a ações preventivas. “Para combater a dengue e a febre chikungunya é imprescindível a ajuda da população com os cuidados com armazenamento de água, limpeza dos reservatórios e a destinação do lixo, estas medidas simples eliminam os focos dos vetores transmissíveis. Assim, essas doenças demandam à sociedade e todos os serviços de saúde a importância de um sistema de vigilância atento, bem estruturado e com profissionais de saúde capacitados para detecção precoce e medidas de controle necessárias frente às necessidades de cada doença”, disse.


De acordo com o secretário de Saúde, Jeferson Barbosa esta capacitação é de extrema relevância, pois tem o intuito de preparar a equipe para como proceder com pacientes suspeitos destas doenças. "Dessa forma poderão estar em alerta com os casos suspeitos e também podem esclarecer algumas dúvidas da comunidade, além de notificar a vigilância para se obter o diagnóstico precoce por meio de exames laboratoriais e o tratamento específico”, ressaltou.

Texto e fotos: Adinete Batista

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ENFIARAM O CABO DE VASSOURAS NO ÂNUS DO DETENTO

O interno do Conjunto Penal de Itabuna, Albergesson Santos Ferreira, que foi espancado por outros integrantes de ala no último dia 29, segunda feira, voltou a ser socorrido no Hospital de Base, vitimado, mais uma vez, por violência de companheiros de presídio. Ontem , além de espancarem Albergesson, ainda introduziram um cabo de vassoura no ânus dele. O presidiário, acusado de assalto na rodoviária de Itabuna, deu entrada no Base com muitas dores e ensaguentado.

Vídeo: Mulher foge de motel pelada após ser pega pelo marido na cama com outro.

Um vídeo curioso está viralizando pelo WhatApp. Segundo os boatos, quem aparece nas imagens é uma mulher que supostamente estava fugindo do marido após ser pega na cama com outro. O vídeo se passa na BR101, em Itapema, onde a mulher passa correndo pelos carros, sem nenhuma roupa, e entra no carro de um estranho para pedir ajuda. ( Varela Notícias)

LEM: ACIDENTE ACONTECE NO CRUZAMENTO DAS RUAS CLÉRISTON ANDRADE E RONDÔNIA A BATIDA FOI TÃO FORTE QUE DERRUBOU O POSTE DA RUA E CAIU SOBRE A CAMINHONETE AMAROK

O acidente foi por volta das 20h30 da noite deste sábado, 30, no cruzamento das ruas Clériston Andrade e Rondônia, no centro de LEM, e envolveu duas caminhonetes, deixando três feridos. O acidente – A caminhonete Ford Ranger era conduzida em alta velocidade por um condutor de ome Hudson Ferreira, de 25 anos. Ele trafegava de faróis apagados e não obedeceu a preferência da outra caminhonete conduzida por Laércio Alves, de 52 anos, que trafegava com sua VW Amarok pela Rua Rondônia. Com o impacto da batida, a Hilux foi lançada ainda contra um poste que acabou caindo. Feridos – Ambos os condutores ficaram feridos, além de uma mulher passageira da Amarok, identificada como Eliana Batista. Os feridos foram atendidos no local pelo SAMU e encaminhados para a UPA. Fuga e versão – Primeiro, o condutor da Ranger evadiu-se do local do acidente, dizendo que era um pedestre que havia se ferido quando caminhava pelo local. Depois retornou ao lado da mãe dizendo