Pular para o conteúdo principal

Pesquisa considera autênticas cartas psicografadas por Chico Xavier


 


Treze cartas escritas por Chico Xavier que teriam sido psicografadas do estudante Jair Presente foram consideradas autênticas em suas informações por uma pesquisa científica publicada pela revista Explore, da editora Elsevier, com sede na Holanda. Jair morreu afogado no interior de São Paulo em 3 de fevereiro de 1974. “Estas cartas produzem informações verificáveis.
Não são informações genéricas. Trazem nomes de pessoas, situações que aconteceram, e estas informações eram, de modo geral, verídicas”, disse a O Globo o psiquiatra Alexander Moreira-Almeida,  diretor do Núcleo de Pesquisas em Espiritualidade e Saúde (Nupes), da Universidade Federal de Juiz de Fora, que foi orientador da pesquisa. 

O estudo das cartas que teriam sido escritas por Jair faz parte de uma série feita pelos pesquisadores Alexandre Caroli Rocha e Denise Paraná no pós-doutorado. Eles entrevistaram em detalhes familiares e pessoas que tiveram acesso aos casos descritos nas cartas e fizeram checagem em reportagens e documentos da época.

Chico Xavier, que morreu em 2002, foi acusado de infiltrar seguidores entre o público durante as seções espíritas para coletar informações essenciais e colocá-las nas cartas.
“A grande limitação do estudo é que estamos analisando fatos que aconteceram 20, 30 anos atrás. 

É difícil ter certeza do grau de informações passadas para Chico Xavier”, reconhece Almeida. Mas afirma: “Houve casos nos quais as pessoas que forma obter a carta com Chico Xavier tinham aquela informação que estava na mensagem. Apenas posteriormente foi feita uma investigação pelos próprios familiares para descobrir que aquelas informações eram também verídicas”.

A pesquisa afirma apenas, no entanto, que as informações das cartas são verdadeiras, não que foram escritas por alguém já morto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ENFIARAM O CABO DE VASSOURAS NO ÂNUS DO DETENTO

O interno do Conjunto Penal de Itabuna, Albergesson Santos Ferreira, que foi espancado por outros integrantes de ala no último dia 29, segunda feira, voltou a ser socorrido no Hospital de Base, vitimado, mais uma vez, por violência de companheiros de presídio. Ontem , além de espancarem Albergesson, ainda introduziram um cabo de vassoura no ânus dele. O presidiário, acusado de assalto na rodoviária de Itabuna, deu entrada no Base com muitas dores e ensaguentado.

Vídeo: Mulher foge de motel pelada após ser pega pelo marido na cama com outro.

Um vídeo curioso está viralizando pelo WhatApp. Segundo os boatos, quem aparece nas imagens é uma mulher que supostamente estava fugindo do marido após ser pega na cama com outro. O vídeo se passa na BR101, em Itapema, onde a mulher passa correndo pelos carros, sem nenhuma roupa, e entra no carro de um estranho para pedir ajuda. ( Varela Notícias)

LEM: ACIDENTE ACONTECE NO CRUZAMENTO DAS RUAS CLÉRISTON ANDRADE E RONDÔNIA A BATIDA FOI TÃO FORTE QUE DERRUBOU O POSTE DA RUA E CAIU SOBRE A CAMINHONETE AMAROK

O acidente foi por volta das 20h30 da noite deste sábado, 30, no cruzamento das ruas Clériston Andrade e Rondônia, no centro de LEM, e envolveu duas caminhonetes, deixando três feridos. O acidente – A caminhonete Ford Ranger era conduzida em alta velocidade por um condutor de ome Hudson Ferreira, de 25 anos. Ele trafegava de faróis apagados e não obedeceu a preferência da outra caminhonete conduzida por Laércio Alves, de 52 anos, que trafegava com sua VW Amarok pela Rua Rondônia. Com o impacto da batida, a Hilux foi lançada ainda contra um poste que acabou caindo. Feridos – Ambos os condutores ficaram feridos, além de uma mulher passageira da Amarok, identificada como Eliana Batista. Os feridos foram atendidos no local pelo SAMU e encaminhados para a UPA. Fuga e versão – Primeiro, o condutor da Ranger evadiu-se do local do acidente, dizendo que era um pedestre que havia se ferido quando caminhava pelo local. Depois retornou ao lado da mãe dizendo