Pular para o conteúdo principal

Codevasf promove seminário sobre manejo e conservação do solo em Irecê Amanhã dia 30 e 31.

Codevasf-promove-seminrio-sobre-manejo-e-conservao-do-solo-em-Irec

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) promove amanhã dia 30 e 31 de outubro, em Irecê (BA), um seminário sobre manejo e conservação de solos. Participarão do encontro técnicos da Codevasf, do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e de diferentes centros de pesquisa vinculados à Embrapa - Semiárido, Mandioca e Fruticultura, Algodão e Cerrado -, além de agricultores que ocuparão a primeira etapa do projeto irrigado Baixio de Irecê. O evento será realizado no escritório da Codevasf em Irecê.



Os organizadores do seminário têm dois objetivos principais. O primeiro é o de compartilhar com os futuros ocupantes do Baixio de Irecê experiências, conhecimentos e resultados de pesquisas relacionadas a manejo e conservação do solo. O segundo é o de formular um termo de cooperação técnica voltado para a implantação de unidades demonstrativas de inovação e pesquisa para difusão de tecnologias no Baixio, a serem financiadas pela Codevasf.



De acordo com o coordenador do Grupo de Trabalho de Rochagem da Companhia, Paulo Ricardo Cerqueira, a cooperação, a ser estabelecida entre Codevasf, Embrapa e CPRM, permitirá que se avalie o uso de pó de rochas e rejeitos de mineração ricos em potássio e fósforo no trabalho de manejo e conservação de solos em perímetros irrigados mantidos pela empresa. Os estudos também avaliarão a digestibilidade desses materiais por caprinos e ovinos.



“Queremos estudar oito amostras de rochas e rejeitos da região de Jaguarari e seis da região de Irecê, na Bahia”, diz Cerqueira. “O fósforo e o potássio são essenciais ao bom desenvolvimento da agricultura. Atualmente o Brasil precisa importar esses elementos. De acordo com dados de 2009 da Associação Nacional para Difusão de Adubo, 54% do fósforo e 92% do potássio consumidos no Brasil têm origem em outros países”, acrescenta. O uso de pó de rocha e de rejeitos de mineração disponíveis em Jaguarari e Irecê podem vir a reduzir custos de produção e a aumentar o grau de sustentabilidade de sistemas produtivos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ENFIARAM O CABO DE VASSOURAS NO ÂNUS DO DETENTO

O interno do Conjunto Penal de Itabuna, Albergesson Santos Ferreira, que foi espancado por outros integrantes de ala no último dia 29, segunda feira, voltou a ser socorrido no Hospital de Base, vitimado, mais uma vez, por violência de companheiros de presídio. Ontem , além de espancarem Albergesson, ainda introduziram um cabo de vassoura no ânus dele. O presidiário, acusado de assalto na rodoviária de Itabuna, deu entrada no Base com muitas dores e ensaguentado.

Vídeo: Mulher foge de motel pelada após ser pega pelo marido na cama com outro.

Um vídeo curioso está viralizando pelo WhatApp. Segundo os boatos, quem aparece nas imagens é uma mulher que supostamente estava fugindo do marido após ser pega na cama com outro. O vídeo se passa na BR101, em Itapema, onde a mulher passa correndo pelos carros, sem nenhuma roupa, e entra no carro de um estranho para pedir ajuda. ( Varela Notícias)

LEM: ACIDENTE ACONTECE NO CRUZAMENTO DAS RUAS CLÉRISTON ANDRADE E RONDÔNIA A BATIDA FOI TÃO FORTE QUE DERRUBOU O POSTE DA RUA E CAIU SOBRE A CAMINHONETE AMAROK

O acidente foi por volta das 20h30 da noite deste sábado, 30, no cruzamento das ruas Clériston Andrade e Rondônia, no centro de LEM, e envolveu duas caminhonetes, deixando três feridos. O acidente – A caminhonete Ford Ranger era conduzida em alta velocidade por um condutor de ome Hudson Ferreira, de 25 anos. Ele trafegava de faróis apagados e não obedeceu a preferência da outra caminhonete conduzida por Laércio Alves, de 52 anos, que trafegava com sua VW Amarok pela Rua Rondônia. Com o impacto da batida, a Hilux foi lançada ainda contra um poste que acabou caindo. Feridos – Ambos os condutores ficaram feridos, além de uma mulher passageira da Amarok, identificada como Eliana Batista. Os feridos foram atendidos no local pelo SAMU e encaminhados para a UPA. Fuga e versão – Primeiro, o condutor da Ranger evadiu-se do local do acidente, dizendo que era um pedestre que havia se ferido quando caminhava pelo local. Depois retornou ao lado da mãe dizendo