Pular para o conteúdo principal

Saúde: O que pode ajudar a 'afinar o sangue'

 

 
Há muitos motivos para consumir alimentos saudáveis, pouco gordurosos e de baixa caloria. Um deles e o mais óbvio é para manter a saúde, especificamente a saúde do coração. A expressão ‘afinar sangue‘ é uma medida para remediar ataques cardíacos, obesidade e também evitar o mau colesterol.

Não à toa, toda vez que um médico explica como acontece um infarto deixa claro que o ataque cardíaco acontece por causa de um entupimento nas artérias. Por causa da alta quantidade de gordura no sangue, as artérias entopem e não conseguem bombear a quantidade certa do líquido (a partir de seis litros de sangue) até o músculo cardíaco e aí, o coração não tem combustível para continuar funcionando. A consequência disso: ele simplesmente para de bater.


O entupimento das artérias tem relação direta com a gordura acumulada no sangue. O sangue fica grosso e não consegue trafegar com fluidez pelas veias arteriais e muito menos chega ao coração. A saída para afinar o sangue está no consumo de alimentos sem gordura. Com o tempo, fazendo uma dieta magra, o sangue volta a conseguir passagem pelas veias e o coração tende a recobrar a sua capacidade de trafegar o líquido naturalmente, sem ser barrado pela gordura.

Em pacientes que já possuem problemas cardíacos e têm o sangue espesso, medicamentos são recomendados para ‘afinar’ o sangue. Chamados de anticoagulante, o mais famoso é a aspirina (AAS - acetil-salicílico), que consegue evitar o início da formação do trombo (quando o sangue fica acumulado em um vaso sanguíneo e para de circular no corpo).

Mas não é só a aspirina que age como anticoagulante e nem todo mundo pode usar. Pacientes que sofrem de doenças no sistema digestivo, como gastrite e úlcera, e outros com propensão a hemorragias, ficam de fora do tratamento. Já os alimentos naturais têm um papel importante para deixar o sangue viscoso  correr com fluidez, como deve ser naturalmente.

Limão

O limão é um deles. A fruta faz uma verdadeira limpeza no organismo. Ao contrário do que podem pensar, a sua acidez não é prejudicial ao estômago, aliás causa o efeito oposto, de cicatrizar as paredes do sistema digestivo. Age também como tonificador e é ótimo para desintoxicar, indicado para quem precisa queimar gordura e deixar o sangue livre de gorduras. Espremer metade de um limão em um copo de água 30 minutos do café da manhã rende ótimos resultados para o organismo.

Salsa

A erva é usada normalmente como tempero, mas foi descoberta em 2008 como um anticoagulante natural. O potencial da salsa está em sua capacidade de prevenir coagulações sanguíneas, como a trombose.

O que fazer para afinar o sangue?

Não dá para comer salsa o dia todo e nem para ingerir AAS sem prescrição médica. Portanto, a (melhor) forma definitiva de prevenir infartos, colesterol alto e obesidade é diminuir drasticamente o consumo de gorduras ruins (açúcares e carboidratos). Elas são as maiores vilãs engrossar o sangue.

Reprodução Folha

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ENFIARAM O CABO DE VASSOURAS NO ÂNUS DO DETENTO

O interno do Conjunto Penal de Itabuna, Albergesson Santos Ferreira, que foi espancado por outros integrantes de ala no último dia 29, segunda feira, voltou a ser socorrido no Hospital de Base, vitimado, mais uma vez, por violência de companheiros de presídio. Ontem , além de espancarem Albergesson, ainda introduziram um cabo de vassoura no ânus dele. O presidiário, acusado de assalto na rodoviária de Itabuna, deu entrada no Base com muitas dores e ensaguentado.

Vídeo: Mulher foge de motel pelada após ser pega pelo marido na cama com outro.

Um vídeo curioso está viralizando pelo WhatApp. Segundo os boatos, quem aparece nas imagens é uma mulher que supostamente estava fugindo do marido após ser pega na cama com outro. O vídeo se passa na BR101, em Itapema, onde a mulher passa correndo pelos carros, sem nenhuma roupa, e entra no carro de um estranho para pedir ajuda. ( Varela Notícias)

LEM: ACIDENTE ACONTECE NO CRUZAMENTO DAS RUAS CLÉRISTON ANDRADE E RONDÔNIA A BATIDA FOI TÃO FORTE QUE DERRUBOU O POSTE DA RUA E CAIU SOBRE A CAMINHONETE AMAROK

O acidente foi por volta das 20h30 da noite deste sábado, 30, no cruzamento das ruas Clériston Andrade e Rondônia, no centro de LEM, e envolveu duas caminhonetes, deixando três feridos. O acidente – A caminhonete Ford Ranger era conduzida em alta velocidade por um condutor de ome Hudson Ferreira, de 25 anos. Ele trafegava de faróis apagados e não obedeceu a preferência da outra caminhonete conduzida por Laércio Alves, de 52 anos, que trafegava com sua VW Amarok pela Rua Rondônia. Com o impacto da batida, a Hilux foi lançada ainda contra um poste que acabou caindo. Feridos – Ambos os condutores ficaram feridos, além de uma mulher passageira da Amarok, identificada como Eliana Batista. Os feridos foram atendidos no local pelo SAMU e encaminhados para a UPA. Fuga e versão – Primeiro, o condutor da Ranger evadiu-se do local do acidente, dizendo que era um pedestre que havia se ferido quando caminhava pelo local. Depois retornou ao lado da mãe dizendo