Pular para o conteúdo principal

Sexta, 29 de Agosto de 2014 - Rui e Souto se alfinetam e Lídice convida espectadores para jantar


por Rebeca Menezes / Fernando Duarte
Rui e Souto se alfinetam e Lídice convida espectadores para jantar
Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias
Paulo Souto abriu o quarto bloco assistiu um programa em que Rui Costa afirma que a Bahia precisaria dar "saltos" como deu o Ceará e Pernambuco, e questionou se ele, como secretraio, não poderia ajudar o estado a crescer como os outro. O petista disse que Souto abriu mão de apresentar propostas para fazer críticas e agressões e que, em seu governo, o democrata não apresentou um só projeto ao governo federal. Ao concluir, aproveitou para alfinetar o concorrente: "Eu gostaria de saber quem foi que te entregou o Hospital Dantas Bião sucateado", disse, ao sugerir que o responsável foi o antecessor, o ex-governador Antônio Carlos Magalhães. Souto lamentou que o candidato não tivesse respondido e disse que enviou, sim, projetos ao governo. Além disso, defendeu que o governo petista teve a "felicidade" de conseguir um investimento de R$ 100 milhões aprovados antes da entrada de Wagner, e que mesmo assim não fez muita coisa. Concluiu, então, que o governo de Wagner não conseguiiu fazer com que o estado se despontasse. Rui aproveitou, então, para ironizar o democrata, ao dizer que não entendia sua atenção para a saúde. "Sua sensibilidade, agora, está na saúde? Só veio aparecer quando você saiu do governo?", criticou. E concluiu com a promessa de que vai construir 7 hospitais na bahia.
Educação foi o tema escolhido por Lídice da Mata (PSB) para questionar o candidato do PSOL, Marcos Mendes. Com a expectativa de dividir a atenção sobre o tema a partir da réplica, Lídice defendeu que “a educação é mola propulsora e central para o meu projeto de desenvolvimento da Bahia”. Para Mendes, a situação da educação na Bahia, criticada pela adversária do PSB, é resultado da falta de apoio dos governantes. “Essa perseguição aos profissionais da área de educação não é novo. Dentro do governo de Paulo Souto isso também acontecia. No governo do PT, achávamos que isso não ia acontecer, mas não foi assim que aconteceu”, atacou. Ao final, o candidato do PSOL defendeu a discussão do modelo de educação e o resgate ao projeto desenvolvido pelo baiano Anísio Teixeira, que previa a educação em tempo integral, bandeira de Lídice. Marcos Mendes questionou a insistência de Lídice em dizer que é alternativa da polarização DEM/PT, mesmo tendo recebido dinheiro da Friboi e Suarez, que estariam sendo investigadas por irregularidades e lavagem de dinheiro. A candidata se colocou como defensora do financiamento público de campanha, mas disse que a lei atual permite esse investimento e que, como ela não é rica, recebeu o apoio - por meio do partido - para divulgar suas ideias de forma transparente, sem negociatas ou caixa dois. "Eu não tenho nada a temer. Nunca me submeti a interesses privados. Recebi contribuição quando fui prefeita e nunca favoreci esse tipo de postura", se defendeu. "Explica mas não justifica", apontou Mendes. Ele citou um estudo que levantou quanto foi investido em financiamento de campanha por grandes empresas em 2010 e, segundo ele, elas receberam 10 vezes mais em quatro anos. E frisou: O PSOL é o único partido sem financiamento privado. Mesmo assim, Lídice manteve sua resposta e disse que continuará buscando apoio financeiro dentro da lei - aproveitando, inclusive, para convidar a todos a um jantar para recolher mais dinheiro para sua campanha.
Da Luz (PRTB) acusou o adversário petista, Rui Costa, de não resolver o problema da mobilidade urbana em Salvador, apesar de receber a alcunha de “pai da mobilidade”. “Não é esse metrô ultrapassado que o senhor colocou para rodar que vai resolver o problema de mobilidade urbana”, criticou Da Luz, que anunciou a pretensão de fazer o destrato com concessionárias de estradas e a isenção de débitos do IPVA. Rui defendeu, no entanto, que o projeto do metrô de Salvador terá 41 km nos próximos anos. “Em janeiro, o metrô já estará em Pirajá. O contrato novo prevê que o dinheiro só será pago quando o metrô esteja em operação”, afirmou o petista, citando projetos como VLT, BRT e as avenidas transversais, atualmente sendo desenvolvidas pelo governo do estado. Da Luz perguntou a Souto porque, como geólogo, não aproveitou as riquezas do solo baiano para gerar mair riquezas para o Estado."Você me dá uma ótima oportunidade", começou o democrata, ao defender que todas as jazidas foram descobertas e licitadas em seu governo, o que o colocava em uma situação tranquila. O ex-governador aproveitou seu tempo para mudar o rumo da resposta e voltar a alfinetar Rui Costa, que, segundo ele, seria o único baiano a não se preocupar com saúde e segurança. E concluiu: "Sugiro, inclusive, que o candidato melhore sua cronologia, já que meu antecessor não foi ACM", pontuou. Na réplica, o candidato do PRTB sugeriu que nem a cidade de Caetité, onde Souto nasceu, rebeceu atenção em seu governo, e disse que "O povo está morando em barraco em cima de pedras preciosas". Mas o democrata novamente jogou as críticas ao governo petista, ao dizer que a extração de ferro da região só depende da operação da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), que estava prevista para 2012, e que mesmo se for lançada em 2015, como prometido, não poderá escoar a produção no Porto Sul "que não existirá em 2015".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ENFIARAM O CABO DE VASSOURAS NO ÂNUS DO DETENTO

O interno do Conjunto Penal de Itabuna, Albergesson Santos Ferreira, que foi espancado por outros integrantes de ala no último dia 29, segunda feira, voltou a ser socorrido no Hospital de Base, vitimado, mais uma vez, por violência de companheiros de presídio. Ontem , além de espancarem Albergesson, ainda introduziram um cabo de vassoura no ânus dele. O presidiário, acusado de assalto na rodoviária de Itabuna, deu entrada no Base com muitas dores e ensaguentado.

Vídeo: Mulher foge de motel pelada após ser pega pelo marido na cama com outro.

Um vídeo curioso está viralizando pelo WhatApp. Segundo os boatos, quem aparece nas imagens é uma mulher que supostamente estava fugindo do marido após ser pega na cama com outro. O vídeo se passa na BR101, em Itapema, onde a mulher passa correndo pelos carros, sem nenhuma roupa, e entra no carro de um estranho para pedir ajuda. ( Varela Notícias)

LEM: ACIDENTE ACONTECE NO CRUZAMENTO DAS RUAS CLÉRISTON ANDRADE E RONDÔNIA A BATIDA FOI TÃO FORTE QUE DERRUBOU O POSTE DA RUA E CAIU SOBRE A CAMINHONETE AMAROK

O acidente foi por volta das 20h30 da noite deste sábado, 30, no cruzamento das ruas Clériston Andrade e Rondônia, no centro de LEM, e envolveu duas caminhonetes, deixando três feridos. O acidente – A caminhonete Ford Ranger era conduzida em alta velocidade por um condutor de ome Hudson Ferreira, de 25 anos. Ele trafegava de faróis apagados e não obedeceu a preferência da outra caminhonete conduzida por Laércio Alves, de 52 anos, que trafegava com sua VW Amarok pela Rua Rondônia. Com o impacto da batida, a Hilux foi lançada ainda contra um poste que acabou caindo. Feridos – Ambos os condutores ficaram feridos, além de uma mulher passageira da Amarok, identificada como Eliana Batista. Os feridos foram atendidos no local pelo SAMU e encaminhados para a UPA. Fuga e versão – Primeiro, o condutor da Ranger evadiu-se do local do acidente, dizendo que era um pedestre que havia se ferido quando caminhava pelo local. Depois retornou ao lado da mãe dizendo