Pular para o conteúdo principal

POPULAÇÃO DE BARREIRAS É SENSIBILIZADA PARA GARANTIR FUNCIONAMENTO DA REDE DE ESGOTO




 Em ação focada junto aos moradores dos residenciais Barreiras I e Arboreto I e II, em Barreiras, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) realizou no final do mês passado uma mobilização para diminuir o despejo de lixo na rede de esgoto pela população A equipe social da empresa entregou durante dois dias,em cerca de 700 imóveis, material educativo com dicas práticas para que a população apóie a manutenção da rede evitando entupimento e extravasamento nas instalações internas dos imóveis e na rede de esgoto. 

A autônoma Ana Keila de Araújo Bonfim, 31, moradora do Arboreto I, acredita que a ação é válida pois muitos moradores não sabem que qualquer tipo de lixo como fio dental, cotonete e até fios de cabelo podem entupir a rede.  “Eu separo até o óleo da cozinha para uma amiga fazer sabão. É uma questão de rotina e hábito e que todos precisam se adaptar ao ter a rede de esgoto”, diz.  O objetivo da ação, segundo a assistente social, Geisa Mendes, é alertar os moradores dos bairros onde é prestado o serviço de coleta e tratamento do esgoto sobre as conseqüências do mau uso da rede de esgoto. 
“Ao jogar lixo na rede o morador pode causar um entupimento e o retorno do esgoto para a própria casa e na rua, causando incômodos como mau cheiro e doenças”. Segundo a Embasa, a limpeza e desentupimento vêm sendo realizados a cada dois dias nestes bairros e já foram encontrados em trechos da rede de esgoto grandes quantidades de pano, fraldas descartáveis e até pedaços de madeira. 
A proprietária do salão de beleza, Cristina dos Santos, 35, que também mora no Arboreto I, concorda que a população precisa se conscientizar de que ao jogar lixo na rede de esgoto vai prejudicar o próprio bairro. “Uma das vantagens de ter a rede é não ter o mau cheiro e o esgoto passando na porta das casas. Ao deixar de jogar o lixo na rede, contribuímos para o nosso bem estar. Quando entope o esgoto é preciso quebrar até a rede interna causando muito transtorno”. 
Embora a manutenção do sistema de esgoto seja de responsabilidade da concessionária o gerente da Embasa em Barreiras, Marcos Rogério Moreira, acredita que é dever da população cuidar e manter o bom funcionamento da rede de esgoto. “Deixar de jogar lixo na rede é o principal forma de manter a rede de esgoto em perfeitas condições”, afirma. Em caso de entupimentos e extravasamentos, a Embasa recomenda à população comunicar pelo teleatendimento 0800 0555 195 ou se dirigindo à loja de atendimento mais próxima. 
Assessoria de Comunicação da Embasa
Unidade Regional de Barreiras (UNB)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ENFIARAM O CABO DE VASSOURAS NO ÂNUS DO DETENTO

O interno do Conjunto Penal de Itabuna, Albergesson Santos Ferreira, que foi espancado por outros integrantes de ala no último dia 29, segunda feira, voltou a ser socorrido no Hospital de Base, vitimado, mais uma vez, por violência de companheiros de presídio. Ontem , além de espancarem Albergesson, ainda introduziram um cabo de vassoura no ânus dele. O presidiário, acusado de assalto na rodoviária de Itabuna, deu entrada no Base com muitas dores e ensaguentado.

Vídeo: Mulher foge de motel pelada após ser pega pelo marido na cama com outro.

Um vídeo curioso está viralizando pelo WhatApp. Segundo os boatos, quem aparece nas imagens é uma mulher que supostamente estava fugindo do marido após ser pega na cama com outro. O vídeo se passa na BR101, em Itapema, onde a mulher passa correndo pelos carros, sem nenhuma roupa, e entra no carro de um estranho para pedir ajuda. ( Varela Notícias)

LEM: ACIDENTE ACONTECE NO CRUZAMENTO DAS RUAS CLÉRISTON ANDRADE E RONDÔNIA A BATIDA FOI TÃO FORTE QUE DERRUBOU O POSTE DA RUA E CAIU SOBRE A CAMINHONETE AMAROK

O acidente foi por volta das 20h30 da noite deste sábado, 30, no cruzamento das ruas Clériston Andrade e Rondônia, no centro de LEM, e envolveu duas caminhonetes, deixando três feridos. O acidente – A caminhonete Ford Ranger era conduzida em alta velocidade por um condutor de ome Hudson Ferreira, de 25 anos. Ele trafegava de faróis apagados e não obedeceu a preferência da outra caminhonete conduzida por Laércio Alves, de 52 anos, que trafegava com sua VW Amarok pela Rua Rondônia. Com o impacto da batida, a Hilux foi lançada ainda contra um poste que acabou caindo. Feridos – Ambos os condutores ficaram feridos, além de uma mulher passageira da Amarok, identificada como Eliana Batista. Os feridos foram atendidos no local pelo SAMU e encaminhados para a UPA. Fuga e versão – Primeiro, o condutor da Ranger evadiu-se do local do acidente, dizendo que era um pedestre que havia se ferido quando caminhava pelo local. Depois retornou ao lado da mãe dizendo